Mais
×

Como plantar e cuidar de bulbos de gladíolo

Atualizado em 17 abril, 2017

O gladíolo é um dos mais brilhantes indicadores coloridos do verão, servindo-se das cores azul, pêssego, rubi e uma série de outras cores. Suas espículas floridas características são excelentes para buquês e arranjos de flores. Sua altura e cores ancoram qualquer jardim florido, oferecendo uma versatilidade que lhes permite servir tanto como arranjo de fundo como uma peça central. Para os entusiastas de jardinagem, plantar e cuidar de bulbos de gladíolos é fácil, pois vale a pena o esforço e certamente resultarão em muitos elogios.

Instruções

O gladíolo é um dos mais brilhantes indicadores do verão (Dynamic Graphics/Polka Dot/Getty Images)
  1. Selecione uma área bem drenada para o plantio que proporcione plena exposição solar e proteção contra o vento. Comece a preparar um canteiro no jardim após as últimas temperaturas frias usando um cultivador para soltar a terra até aproximadamente 38 cm de profundidade. Aplique 10 cm de compostagem e passe o cultivador juntamente com a terra solta.

  2. Escave um buraco de 10 cm de profundidade. Coloque um rizoma em seu interior, posicionando-o de tal forma que a extremidade pontiaguda fique voltada para cima. Cubra-o com terra e comprima aterra firmemente. Repita o processo conforme desejar, colocando cada rizoma a espaços de 15 cm. Regue-os generosamente.

  3. Cuide de seu gladíolo durante a estação de crescimento. Coloque uma camada de 10 cm de matéria orgânica sobre suas plantas para ajudar a manter a umidade do solo e desestimular o crescimento de ervas daninhas. Forneça à planta 2,5 cm de água por semana durante o verão, que é a estação de crescimento. Remova florações mortas e apare os caules floridos. Evite cortar folhagem para incentivar o desenvolvimento de rizomas.

  4. Remova os rizomas da terra antes da primeira queda de temperatura. Solte a terra ao seu redor e apare o caule até restar 2,5 ou 5 cm de rizoma. Armazene em área aquecida por duas semanas, então coloque os rizomas maiores em um saco de pano. Mantenha-os em um local interno onde a temperatura esteja na faixa de 2 a 7 °C até a primavera, quando poderão ser replantados após a última geada.

Dicas

  • Para fazer estaquias de seu gladíolo, use tesoura de jardinagem para cortar os caules com três ou mais flores abertas e coloque-os em um balde grande cheio de água morna da torneira. As flores não abertas se abrirão lentamente no dia seguinte ou em dois dias. Deixe pelo menos quatro folhas na planta para reutilizar seus bulbos na próxima primavera.

O que você precisa

  • Rizomas de gladíolo
  • Compostagem
  • Estacas
  • Matéria orgânica
  • Água
  • Cultivador (arado) de jardim
  • Saco de pano
  • Tesoura de jardinagem
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article