×
Loading ...

Como plantar frutas e verduras dentro de casa em jardineiras

Atualizado em 21 novembro, 2016

Para jardineiros idealistas sem um jardim, patio ou sacada, uma floreira dentro de casa se torna a única opção. A Universidade do Texas assegura a esses jardineiros que quase toda planta de jardim pode ser plantada em floreiras internas. As plantas frutíferas são um pouco mais desafiadoras, já que elas geralmente exigem mais luz do sol, entretanto, árvores cítricas anãs, como limão, lima, toranja ou laranja, são excelentes plantas para a casa em qualquer clima, e produzem bastante.

Instruções

Plante variedades anãs de plantas cítricas dentro de casa (florida citrus fruit image by Edward Cooper from Fotolia.com)

    Verduras

  1. Escolha uma jardineira que tenha pelo menos 60 cm de profundidade, que serve para a maioria das verduras, e uma maior, de 20 litros para tomateiros, pepinos e berinjela. As floreiras podem ser quase qualquer coisa: cachepôs comprados em floriculturas, latas de lixo plásticas, vasos de barro ou metades de barris de bebida. A maioria das verduras precisa de uma profundidade de 45 a 60 cm de terra para vicejarem. Se a jardineira não tem buracos de drenagem, fure-os na lateral, a cerca de 0,5 a 1 cm do fundo.

    Loading...
  2. Assegure uma drenagem adequada, colocando cacos de vasos ou 2,5 a 5 cm de seixos no fundo de cada floreira, e depois colocando a terra por cima.

  3. Coloque as floreiras na parte mais ensolarada da casa. Plantas frutíferas exigem mais luz solar, enquanto que folhagens podem tolerar mais sombra. Enquanto as plantas que crescem fora de casa precisam de seis a oito horas de luz por dia, as que crescem dentro de casa precisam de oito a 12 horas de luz. Se você não tem uma janela com sol suficiente para as plantas que pretende plantar, compense a falta de sol com luzes artificiais, presas em uma corrente ajustável que fique a 15 ou 20 cm acima das plantas.

  4. Crie uma terra rica em nutrientes, em uma relação de quatro partes de terra para uma de composto. Se você não tem algum composto ou não quer comprá-lo, encha o fundo de sua floreira com jornais picados e lixo orgânico, como cascas de bananas, de maçã e de ovo, e coloque terra em cima.

  5. Faça uma solução de fertilizante, misturando 2 xícaras de fertilizante 10-20-10, 12-24-12 ou 8-16-8 em um galão de água quente, e depois misturando 2 colheres de sopa da solução em um galão de água. Ponha essa solução em suas sementes ou plantas toda vez que você for regá-las e deixe os nutrientes acumulados escorrerem do solo pelo menos uma vez por semana, regando a planta com a torneira até que a água saia dos buracos de drenagem.

    Frutas

  1. Escolha variedades anãs de árvores cítricas que não exigem altas temperaturas. Algumas escolhas são os limões vermelhos, laranjas Trovita, limas Kaffir e toranjas Oro Blanco, a mais doce das toranjas.

  2. Plante árvores cítricas em qualquer lugar dentro de casa em que a temperatura varie entre 15 ºC e 30 ºC. Evite colocá-las perto de dutos de aquecimento ou em áreas com muito vento.

  3. Propicie drenagem e umidade adequadas. Ao contrário das verduras, as árvores cítricas não devem ter seixos embaixo de seus vasos; em vez disso, coloque os vasos em cima de uma bandeja ou um prato com cascalhos para permitir o fluxo de ar e água. No inverno, asperja água nas folhas ou ligue um umidificador perto das plantas.

  4. Regue as árvores com 1 a 2 litros de água a cada cinco ou sete dias.

  5. Use um medidor de umidade para verificar a umidade do solo perto das raízes das plantas. Regue mais se estiver seco próximo à raiz.

Loading...

O que você precisa

  • Floreira
  • Terra
  • Composto
  • Luzes fluorescentes de amplo espectro
  • Bandeja com seixos
  • Fertilizante
  • Cascalhos ou cacos de vasos
  • Medidor de umidade

Referências

Loading ...
Loading ...