Mais
×

Como plantar a Impatiens walleriana

A Impatiens walleriana é uma espécie extremamente popular de balsamináceas comumente conhecida como "maria-sem-vergonha" ou "beijo-turco". Essas plantas anuais tropicais apresentam flores de cinco pétalas em uma deslumbrante variedade de tons, incluindo o rosa, coral, lilás, branco, vermelho, laranja e roxo, bem como um número de híbridos bi-colores. Ela é simples de cultivar e necessita de pouca manutenção, crescendo em condições de sombra e florindo desde o final da primavera até o início dos meses mais frios. Com sua folhagem densa e espessa e rápida proliferação, são excelentes adições em canteiros e caminhos, mas são igualmente populares em vasos, seja no chão ou pendurados, e em canteiros de janela.

Instruções

As maria-sem-vergonha, flores de cores vivas e de fácil manutenção, florescem durante todo o verão (impatiens image by palms from Fotolia.com)
  1. Escolha um local para cultivá-las com sombra parcial a total e um solo rico e bem drenado.

  2. Adicione um pouco de húmus ou composto na área de plantio, se a qualidade do solo for ruim.

  3. Plante várias mudas cerca de duas semanas após a temporada mais fria. Espere até o final da tarde para transplantá-las, a fim de protegê-las do sol.

  4. Plante-as em uma profundidade igual à do vaso em que foram compradas, espaçando-as 10 centímetros umas das outras.

  5. Irrigue bem e adicione uma camada com 5 a 7,5 cm de folhas ou serragem para ajudar o solo a reter a umidade.

  6. Durantes as primeiras semanas, remova os novos brotos para encorajar uma floração mais densa.

  7. Mantenha o solo uniformemente úmido, fazendo uma rega semanal completa, mas nunca o deixe ficar demasiadamente encharcado.

  8. Alimente as plantas com um fertilizante de liberação lenta a cada três semanas ou de acordo com as instruções da embalagem.

Dicas

  • Os jardineiros em zonas mais quentes podem desfrutar da Impatiens como uma planta perene, uma vez que ela sobreviverá aos invernos não muito rigorosos.
  • Plante-as espaçadas cerca de 6 centímetros para incentivar o crescimento de plantas altas, com 8 a 12 centímetros.
  • Se plantá-la em recipientes, use uma mistura de solo adubado e fertilize-a a cada semana.
  • As Impatiens são suscetíveis ao crestamento bacteriano e aos fungos Botrytis. O crestamento é transmitido pelas tripes e caracteriza-se pelo aparecimento de anéis negros nas folhas. Descarte as plantas infectadas imediatamente e controle as tripes com um inseticida não tóxico. As doenças causadas pelos fungos aparece como manchas castanho-acinzentadas e ocorre porque o solo está muito úmido ou encharcado. Controle a condição evitando molhar em cima das folhas e use um fungicida formulado para as Impatiens, removendo sempre as folhas secas e murchas da planta e do solo ao redor dela.

O que você precisa

  • Mudas
  • Matéria orgânica como húmus ou composto
  • Serragem ou folhas
  • Fertilizante de liberação lenta
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article