Como plantar um jardim perfumado

Escrito por cheryl munson | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como plantar um jardim perfumado
Utilize flores e pétalas soltas para fazer um pot-pourri (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Quando se planta um jardim perfumado, é criado um local bonito e agradável que envolve vários sentidos humanos. O olfato é elevado pelos aromas e as fragrâncias escolhidas. Os olhos vislumbram a beleza das flores e folhagens. O cheiro das ervas no jardim também ativa um terceiro sentido: o paladar. Plante um jardim perfumado para ativar os três sentidos e transformar a paisagem de casa em uma fonte de prazeres triplos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Planeje o jardim e compre as plantas desejadas levando em consideração as fragrâncias de flores e ervas que você gosta de cheirar. Deixe o seu nariz ser o guia para descobrir qual tipo de jardim perfumado você realmente quer criar. Decida se quer focar em flores e plantas fragrantes que embelezem a paisagem, flores que sirvam para cortar e fazer arranjos para colocar do lado de dentro, folhagens que exalem odores aromáticos de ervas utilizadas na culinária ou uma combinação de múltiplos propósitos.

  2. 2

    Examine a paisagem para localizar o melhor espaço para o jardim perfumado. Escolha áreas que recebam pelo menos seis horas de sol. Utilize mais de um local para criar pequenos jardins perfumados com diferentes propósitos.

  3. 3

    Escolha arbustos perfumados que sirvam como "suporte" para proporcionar altura e estrutura ao jardim perfumado. Plante os arbustos contornando as paredes externas da casa para criar um canteiro de flores perfumadas no quintal da frente ou de trás. Coloque-as próximas dos caminhos, para que os convidados possam sentir a fragrância quando se aproximarem da porta da frente ou caminharem pelo quintal de trás.

  4. 4

    Plante arbustos que estabeleçam uma sensação de permanência no jardim perfumado e um cheiro que as pessoas associarão com as visitas à sua casa. Escolha entre arbustos que florescem no verão, como gardênia, jasmim, glicínia ou madressilva. Plante um clássico arbusto de lilás ou uma roseira. Escolha uma variedade de rosa que tenha fragrância forte, cor profunda e flores grandes.

  5. 5

    Acrescente profundidade e dimensão ao jardim perfumado com alguns canteiros de flores perfumadas. Inclua plantas de altura média utilizadas em arranjos florais, como nardo, goivo, peônia, jacinto e ervilha-de-cheiro. Plante as flores utilizadas para fazer arranjos mais próximas umas das outras, para que não fique nenhum espaço vazio quando for cortá-las para levar para dentro de casa.

  6. 6

    Plante bulbos, como açafrão e nardo, para uma fragrância primaveril. Intercale com bulbos não perfumados, como tulipas e canas ornamentais, para dar altura e para que as fragrâncias das diferentes plantas não fiquem competindo por atenção.

  7. 7

    Utilize a parte da frente do canteiro para plantar os bulbos de açafrão, para realçar a fragrância na primavera. Plante forrações aromáticas quando os bulbos ficarem dormentes. Escolha entre aspérula, heliotrópio ou tomilho-lanoso.

  8. 8

    Escolha um lugar no quintal de trás, próximo à cozinha, e faça um jardim de ervas perfumado. Pegue as folhinhas para acrescentar aromas e sabores frescos às comidas feitas dentro de casa e na churrasqueira. Selecione ervas aromáticas como sálvia, alecrim, tomilho, hortelã e manjericão. Plante as ervas em vasos, floreiras ou em um barril de madeira vintage, para dar um toque decorativo. Coloque uma treliça com uma rosa-trepadeira ou uma clematite, para dar altura ao jardim de ervas perfumado.

  9. 9

    Inclua seleções de flores brancas, com e sem perfume, entre as flores coloridas, para dar definição ao jardim, iluminá-lo à noite e fazer com que ele se destaque debaixo do luar.

Dicas & Advertências

  • Utilize caramanchões e treliças para acrescentar altura e definir espaços separados no jardim perfumado.
  • Estude as estações de floração das plantas selecionadas.
  • Escale o plantio para que as plantas não floresçam ao mesmo tempo e as fragrâncias não briguem. Inclua plantas sem perfume, para balancear o jardim.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível