Mais
×

Como plantar limoeiros

Atualizado em 19 julho, 2017

As árvores de limão, incluindo a variedade limão siciliano, podem ser cultivadas em ambientes fechados ou ao ar livre, dependendo do clima do local onde você mora. Os limoeiros devem ser cultivados em locais com temperatura de 10 graus Celsiuis ou mais. Se você vive em áreas mais frias é melhor plantar árvores em um vaso para que possam ser movidas para dentro de casa durante o inverno. Apesar de as variedades de limão serem semelhantes em sabor, o processo de plantio e cuidados de cada uma é diferente.

Instruções

Como plantar limoeiros (lemons and limes image by pearlguy from Fotolia.com)

    Como plantar árvores de limão siciliano

  1. Escolha um local bastante ensolarado para o plantio de seu limoeiro siciliano. Os limoeiros precisam de sol constante, por isso a melhor escolha seria a parte norte do seu jardim.

    Como plantar limoeiros (lemon tree image by Dennis Carrigan from Fotolia.com)
  2. Coloque as sementes no recipiente de 20 l. Coloque terra ácida nele. Os limoeiros se desenvolvem em qualquer tipo de solo porém ele deve estar úmido, não encharcado, para a árvore florescer. Ponha a muda em um buraco que deve ser mais raso do que o comprimento das raízes.

  3. Regue bastante uma vez por semana para assegurar a umidade ideal. Cubra com cascas de árvore ou palha para manter a umidade da terra.

  4. Fertilize o limoeiro usando um fertilizante rico em nitrogênio, certificando-se de que os números na fórmula não sejam maiores do que oito. Fertilize a planta de três a quatro vezes por ano. Não é adequado fertilizar durante o inverno. Coloque o fertilizante de modo a cobrir toda a área do recipiente no qual a árvore está plantada. No caso das árvores plantadas diretamente no solo, fertilize considerando um círculo de raio igual ao da altura do tronco da árvore. Por exemplo, se sua árvore tem 1,20 m de altura, coloque o fertilizante em um raio de 1,20 m ao redor do tronco. Isto irá garantir que as raízes recebam os nutrientes.

    Como plantar limoeiros

  1. Escolha a localização apropriada para o plantio. Os limoeiros necessitam de sol o tempo todo, por isso plante-o em uma parte do seu jardim onde bata sol durante a maior parte do dia.

    Como plantar limoeiros (lemon tree and lemons image by Sid Viswakumar from Fotolia.com)
  2. Transfira a muda para o recipiente de 20 litros. Os limoeiros precisam de solo úmido mas não encharcado, por isso assegure-se que o recipiente tem buracos no fundo. Coloque a terra específica para plantio de plantas cítricas no recipiente, cobrindo toda a raiz.

  3. Regue a planta com frequência para mantê-la úmida. Se a planta não for regada regularmente suas folhas irão secar e cair. Regar demais deixará o solo encharcado, o que pode matar a árvore.

  4. Fertilize seu limoeiro a cada dois meses usando um fertilizante rico em nitrogênio. Os limoeiros costumam absorver com muita rapidez os nutrientes da terra.

Dicas

  • Se você mora em um local onde a temperatura esteja acima de 10 graus Celsius na maior parte do tempo, é possível plantar o limoeiro diretamente no solo. Entretanto, cubra a árvore com juta (aquele tecido usado frequentemente para fazer sacos de batatas) em dias que as temperaturas estiverem abaixo de 10 graus.
  • Quando você colocar a árvore em um ambiente interno escolha um quarto ensolarado para que ela receba a luminosidade necessária.

O que você precisa

  • Muda de limão siciliano
  • Muda de limão
  • Recipiente com capacidade para 20 litros
  • Terra ácida (pH inferior a 7)
  • Água
  • Cobertura (pedaços de casca de árvore ou palha)
  • Fertilizante com nitrogênio
  • Terra específica para plantas cítricas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article