O que plantar no outono: 8 legumes deliciosos

Escrito por teo spengler | Traduzido por barbara silva | 03/05/2016
O que plantar no outono: 8 legumes deliciosos
Os tesouros de uma horta de clima frio (Getty Images)

Os últimos tomates verdes coram nos pés e as bordas das folhas de abóbora ondulam amarelas, mas não é preciso ficar triste. É hora de sacudir a poeira e começar com as hortaliças de outono. A horta plantada no verão é colhida no outono e proporciona alimentos nutritivos e variados até o início do inverno. Pense em folhosas como alface, crucíferas como brócolis, isto é apenas o início das "colheitas de clima frio".

Os jardineiros dividem as hortaliças em duas categorias: as colheitas de clima quente que precisam de sol para amadurecer e os vegetais de clima frio, que preferem o tempo mais fresco. Estes últimos toleram leves geadas e alguns até temperatura de -6ºC. Apenas lembre-se de oferecer a estas hortaliças um local ensolarado, solo com bastante conteúdo orgânico e irrigação regular, assim você poderá comer alimentos caseiros durante todo o inverno.

8. Vamos cultivar alface

Na visão de um jardineiro, nada é mais bonito que as folhas crocantes e claras da alface (Lactuca sativa), de variedades de folhas soltas até a resistente e firme alface-romana. Esta verdura não cresce suave e macia no sol causticante do verão, por isso semeie-as ou plante-as no final do verão. Este é um plantio bem fácil, regue-a para manter o solo constantemente úmido até 15 cm de profundidade e colha alguns meses depois. Plante as sementes em intervalos de duas semanas para manter a horta produtiva.

O que plantar no outono: 8 legumes deliciosos
A alface é bem cultivada em uma horta de outono ensolarada e protegida do vento (efired/iStock/Getty Images)

7. Brócolis muito vegano

O ex-presidente dos Estados Unidos, George Bush, desdenhou do brócolis (Brassica oleracea italica) publicamente, dizendo que detestou essa hortaliça por toda a sua vida. No entanto, esse vegetal talvez tenha o maior fã-clube. Uma grande fonte de vitaminas C e D, além de nutrientes que combatem inflamações e câncer, ele também é bem saboroso se não for cozido demasiadamente. O brócolis deve entrar em colheita em temperaturas abaixo de 23ºC, por isso o plantio pós-verão é o ideal. A colheita se dá pelo menos 70 dias após a semeadura, tempo que poderá ser reduzido usando transplantes. Essa hortaliça é uma guerreira, por isso não se preocupe com um pouco de geada.

O que plantar no outono: 8 legumes deliciosos
O brócolis tolera a geada de outono mas não suporta o calor do verão (christingasner/iStock/Getty Images)

6. Não pode faltar couve

Se ocorrer geada antecipadamente no local onde reside, pense na couve (Brassica oleracea acephala) para o cultivo de outono, já que poderá colher esta verdura de crescimento rápido em 30 dias após o plantio. A couve madura parece com "um repolho que tomou alguns drinques", com folhas soltas perfeitas para saladas cruas ou para o cozimento. Em muitos lugares, ela é um investimento de longo prazo, pois é possível colher apenas as folhas externas durante todo o inverno. Essa hortaliça rica em antioxidantes mantém seu resfriamento até -6ºC. Os benefícios para a saúde dariam um livro, mas a diversidade ornamental também proporciona admiração com suas lindas folhas magenta.

O que plantar no outono: 8 legumes deliciosos
Folhas de couve plissadas e brilhantes iluminam o jardim (PatrikStedrak/iStock/Getty Images)

5. Alho-poró

Os americanos chamam o alho-poró de "elegant onions" (cebolas elegantes), enquanto os franceses denominam suas amadas hortaliças de de aspargos de pobre. Pondo de lado a hierarquia entre as hortaliças, o alho-poró (Allium porrum) pertence à família das cebolas e é uma colheita resistente ao frio feita apenas para o plantio de outono. Para aumentar a seção branca e suave do caule, amontoe terra ao redor dele enquanto se desenvolve. As hortaliças estarão prontos para uma sopa (ou apenas para o cozimento) em aproximadamente 80 a 100 dias. Não se preocupe se a colheita for grande — é possível amazená-los em um local frio e úmido por dois ou três meses.

O que plantar no outono: 8 legumes deliciosos
O alho-poró é um membro da família das cebolas (EVZONI/iStock/Getty Images)

4. Repolho de outono

"Tendo uma boa esposa e uma sopa rica de repolho, não preciso de mais nada", anuncia um provérbio russo; aprecie esta sensação de plenitude incluindo o repolho na horta de outono. O repolho (Brassica oleracea capitata) é mais suave se amadurece em clima frio e o plantio de princípio de outono produz uma colheita de dois a seis meses depois, dependendo do tipo de cultivo, do clima e do uso de sementes ou transplantes. Não é porque os repolhos do supermercado são uniformemente redondos que esta é a única escolha possível: os cultivares também proporcionam cabeças pontudas ou planas e folhas plissadas em tons de vermelho e roxo.

O que plantar no outono: 8 legumes deliciosos
O repolho precisa de clima frio para amadurecer (LIN CHUN-TSO/iStock/Getty Images)

3. Beterrabas com função dupla

As beterrabas cultivadas em quintais (Beta vulgaris) oferecem uma felicidade dupla. A raiz rica e arredondada pode ser servida sozinha ou dando vida à uma salada e a folhagem repleta de vitaminas é deliciosa cozida ou assada. Não se prenda às variedades roxas; é possível encontrar beterrabas rosas, vermelhas, amarelas, laranjas e também listradas. O outono é ótimo para o plantio dessa hortaliça, já que ele precisa de temperaturas abaixo de 18ºC para amadurecer. A época de colheita é flexível; normalmente a folhagem fica mais macia com aproximadamente 15 cm de altura e as beterrabas mais doces com cerca de 5 cm de diâmetro.

O que plantar no outono: 8 legumes deliciosos
Colha as beterrabas em qualquer momento de seu ciclo de crescimento (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)

2. Guirlandas de alho

Atenção: Uma vez que você provar o sabor sutil e profundo do alho caseiro, não suportará mais as cabeças genéricas do supermercado. Plantar o próprio alho (Allium sativum sativum e ophiosco) requer apenas os dentes de alho e 1 quilo rende outros 10 quilos de colheita. Não utilize o vegetal sem graça do supermercado como estoque de plantio — em vez disso escolha um ótimo espécime de horta de fornecedores locais, plante os dentes no solo (com a extremidade pontuda para cima) e estabeleça as raízes antes do inverno. Eles estarão prontos para a colheita no verão seguinte.

O que plantar no outono: 8 legumes deliciosos
1 quilo de dentes de alho rende 10 quilos de cabeças (YuriyS/iStock/Getty Images)

1. Rabanetes vermelhos crocantes

O rabanete talvez seja a menor hortaliça crucífera, mas ele torna cada mordida especial, levemente picante e bem crocante. Os rabanetes de salada (Raphanus sativus), o tipo pequeno de casca vermelha que é ingerido cru, pertencem à horta de outono em climas moderados onde amadurecem em menos de dois meses. Para as regiões mais frias, procure rabanetes de inverno (Raphanus sativus longipinnatus); suas raízes são mais compridas e alongadas e precisam de mais tempo no solo.

O que plantar no outono: 8 legumes deliciosos
Rabanetes de salada dão uma picada saborosa (Diana Taliun/iStock/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível