×
Loading ...

Como plantar petúnias em recipientes

Consideradas anuárias, as petúnias crescem bem no solo e em recipientes. Centenas de variedades de petúnia estão disponíveis para o jardineiro caseiro, com diferentes cores em tons de rosa, branco e roxo que complementam a sua folhagem verde. Propagadas a partir de sementes, as plantas de petúnia prosperam quando cultivadas em recipientes. A propagação interior alivia o jardineiro de preocupações sazonais. As petúnias cultivadas em recipientes suportam bem o ar livre na primavera.

Instruções

As petúnias prosperam quando cultivadas em recipientes (petunia flower image by Zlatko Ivancok from Fotolia.com)
  1. Encha uma sementeira com ¾ de solo estéril. Polvilhe as sementes de petúnia sobre os topos de cada célula. As sementes de petúnia são muito finas e difíceis de plantar uma a uma. Polvilhar é uma opção muito melhor.

    Loading...
  2. Umedeça o solo para amortecê-lo, usando um borrifador cheio de água. Mantenha o solo úmido durante todo o processo de germinação, que geralmente dura de 10 a 12 dias. Cubra a sementeira com uma cúpula de plástico. A maioria das embalagens de sementes vêm com a cúpula de plástico como parte do conjunto.

  3. Coloque o recipiente em uma área que receba luz indireta. As sementes de petúnia necessitam de luz brilhante para germinar. Se você não tem acesso a uma janela que receba luz indireta, coloque o recipiente sob uma luz própria para crescimento de plantas.

  4. Mantenha uma temperatura entre 23 e 26 °C. Se você for incapaz de manter estas temperaturas para as sementes de petúnia durante o período de geminação, coloque o recipiente das sementes em uma almofada de aquecimento de planta. Ajuste a marcação do aquecedor para a temperatura desejada.

  5. Retire a cúpula de plástico logo que as sementes de petúnia germinarem. Regue as mudas regularmente, mantendo o solo úmido em todos os momentos. Continue fornecendo luz brilhante e indireta, a uma temperatura entre 23 e 26 °C, à medida em que as sementes crescem.

  6. Transplante as petúnias para vasos de 10 cm polegadas cheios de solo estéril envasado quando desenvolverem o seu segundo conjunto de folhas. Plante uma petúnia em cada vaso. Mova os potes para o ar livre em um local ensolarado.

Loading...

Dicas

  • Quando as petúnias superarem os potes de 10 cm, transplante-as para recipientes maiores ou floreiras. Ao plantar várias petúnias em grandes recipientes, o espaçamento entre elas deve ser de 10 a 15 cm de distância uma da outra.
  • Retire os caules e flores murchas com os dedos. Esse processo incentiva o aparecimento de mais flores.
  • Fertilize as petúnias com um fertilizante 10-10-10. Verifique o rótulo da embalagem, sobre a quantidade de adubo necessária e a frequência com que ele deve ser aplicado.

Aviso

  • Não regue suas plantas em excesso. Mantenha o solo úmido, a uma profundidade de 2,5 cm em todos os momentos. Pressione os dedos no solo antes de molhar. Se o solo ainda estiver úmido a 2,5 cm para baixo, verifique o solo novamente em alguns dias.

O que você precisa

  • Recipiente para plantação de sementes
  • Solo estéril envasado
  • Sementes de petúnia
  • Garrafa de água
  • Cúpula de plástico
  • Luz
  • Almofada de aquecimento para plantas
  • Potes de 10 cm

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...