Mais
×

Como plantar sementes de coqueiro

Atualizado em 23 março, 2017

Você já olhou para um coco no supermercado e perguntou-se como uma semente tão grande e peluda poderia gerar uma planta? De fato, é isso o que ocorre. Aquele coco pode se transformar em uma bela palmeira alta capaz de produzir entre 50 e 100 cocos por ano em seus melhores anos de produção. Se você viver em uma região de clima quente com muito sol e tiver paciência, pode plantar um coqueiro e vê-lo se tornar uma bela árvore.

Instruções

Como plantar sementes de coqueiro (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Vá ao supermercado ou à feira e escolha um coco que seja marrom e peludo. Assegure-se de que você possa ouvir o líquido no interior quando você agitá-lo. O coco sobrevive por meio das sementes durante os primeiros seis meses. Os frutos maduros são marrons e fazem um som líquido quando sacudidos, o que significa que a semente está madura, mas não muito velha.

  2. Encha um balde com água e coloque a semente dentro dele. Deixe-a de molho por dois ou três dias antes do plantio.

  3. Plante a semente no vaso, que deve medir pelo menos 25 cm de profundidade para garantir que a planta tenha bastante espaço para crescer. É possível fazer um vaso perfeito com um balde grande, bastando apenas fazer furos no fundo antes de despejar a terra. Cubra cerca de dois terços da semente com o substrato, deixando a porção restante acima do solo.

  4. Coloque a semente plantada em um local quente e ensolarado. Regue-a bem e tenha paciência, pois ela demora entre três a seis meses para brotar.

  5. Mantenha o novo coqueiro em seu vaso durante os primeiros três ou quatro anos. Se a temperatura estiver abaixo de 27 ºC, leve a árvore para dentro de casa e coloque-a diante de uma janela ensolarada. Os coqueiros jovens são muito sensíveis a temperaturas baixas.

  6. Após três ou quatro anos, plante a árvore em uma área ensolarada em seu quintal, mas lembre-se que ela alcançará cerca de 24 m de altura e precisará de muito espaço.

Dicas

  • Tenha paciência com a semente de coqueiro, ainda que três a seis meses de espera possam parecer uma eternidade.

Aviso

  • Se você mora em uma área de clima muito frio, pense duas vezes antes de plantar um coqueiro. Uma geada causa danos à planta e pode matá-la, portanto ela não viverá por muito tempo nessas condições.

O que você precisa

  • Coco
  • Vaso grande ou balde com furos no fundo para uma drenagem adequada
  • Substrato para vasos de plantas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article