×
Loading ...

Como plantar sementes de flor-balão

Atualizado em 20 julho, 2017

A flor-balão (Platycodon grandiflorus), também conhecida como campainha-chinesa, é uma planta perene fácil de cultivar, o que a torna a escolha perfeita para se iniciar na jardinagem. Elas florescem no final do verão e durante todo o outono, em várias cores, incluindo azul, branco e lilás, sendo ótimas para colorir seu jardim. Seus botões redondos incham como um balão até que elas se abrem, originando uma flor em forma de estrela.

Instruções

  1. Plante suas sementes de flor-balão em ambiente fechado, de seis a oito semanas antes do final do inverno. Encha os vasos de turfa com solo para vasos quase completamente e ponha duas ou três sementes em cada um. Pressione-as levemente para dentro do solo, mas não as cubra, pois elas precisarão de luz para germinar.

    Loading...
  2. Ponha os vasos em uma área bem iluminada e mantenha-os úmidos até que as sementes germinem, o que deve levar três ou quatro semanas. Quando os brotos surgirem, procure em cada vaso aquela que parecer mais saudável e com cuidado remova as outras.

  3. Transplante a flor-balão, no final da primavera, para uma local ensolarado no jardim, com solo rico e bem drenado. Cave buracos com um espátula, largos o suficiente para comportar o vaso confortavelmente, espaçando-os de 30 a 45 cm uns dos outros. Acrescente uma camada de 0,2 cm cobertura morta de jardim para servir de apoio e mantê-las bem regadas.

  4. Você também pode plantar suas sementes de flor-balão do lado de fora a qualquer momento entre o final do inverno e o meio do verão. Escolha um local ensolarado e bem drenado no seu jardim, remexa o solo com um cultivador e, em seguida, aplane o solo.

  5. Espalhe as sementes de 30 a 45 cm umas das outras por toda a área e pressione-as levemente dentro do solo. Não cubra-as, pois elas precisarão de luz para germinar e mantenha o local bem regado. Quando as mudas estiverem bem estabelecidas, acrescente uma fina camada de cobertura morta para servir de apoio e reter umidade.

Loading...

Dicas

  • Quando as flores-balão forem cultivadas a partir de sementes, elas geralmente não florescerão até o segundo ano.
  • Quando as plantas estiverem estabelecidas, elas não se darão muito bem com o transplante, por isso evite movê-las.
  • Você pode incentivar um maior florescimento se remover as flores velhas, conforme elas comecem a morrer.

Aviso

  • As flores-balão demoram muito mais a brotar do que as outras plantas, na primavera. Por essa razão, marque as áreas onde elas foram plantadas, evitando incomodá-las ou confundi-las com ervas daninhas.

O que você precisa

  • Sementes de flores-balão
  • Pequenos vasos de turfa
  • Solo para vasos de boa qualidade
  • Espátula e cultivador de jardim
  • Cobertura morta

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...