×
Loading ...

Como plantar um pé de tangerina

Nativas da Ásia e das Filipinas, os pés de tangerina podem crescer de 3 a 8 metros com a copa sendo expandida com o mesmo tamanho em largura quando atinge sua maturidade. O pé da tangerina, que também é chamada de mexerica, mandarina, mimosa ou bergamota, produz frutos amarelos alaranjados que se destacam em meio à folhagem verde escura. Caso você viva em uma região com clima mais temperado e tenha um solo bem drenado, um pé de tangerina deve ser adaptar bem ao seu quintal. Seu plantio deve ser feito no início da primavera, para assegurar um sistema de raízes resistentes durante a temporada fértil do período.

Instruções

Pé de tangerina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Teste o solo na região a ser plantada. O pé de tangerina prefere solos com um pH entre 6,0 e 8,0. Um teste feito por um kit de regulação de acidez pode determinar se o seu solo possui os níveis recomendados.

    Loading...
  2. Compre os itens necessários ao solo. Se o pH de suas medidas de solo estiverem abaixo de 6,0, compre calcário agrícola. Se o teste der acima de 8,0, você precisará de turfa; Trate o solo com uma forquilha e adicione o material necessário de acordo com as instruções do rótulo.

  3. Cave um buraco com o dobro da largura do torrão da raiz da árvore mandarim. Remova a muda da árvore de seu recipiente e solte-a suavemente no buraco. Volte a preenchê-lo com solo nativo.

  4. Águe o pé de tangerina imediatamente após o plantio. Construa um círculo d'água em volta da árvore fazendo com que o solo alcance cerca de 12 cm de altura e espessura. O círculo deve se estender por aproximadamente 60 cm a partir da casca da árvore.

  5. Encha o círculo com água da torneira três vezes na primeira semana, e duas na segunda. A partir daí, encha-o sempre que o solo estiver seco a 2,5 cm de profundidade.

  6. Polvilhe um fertilizante 21-0-0 sobre o solo ao redor da planta quando começar a notar sinais de crescimento. Aplique o fertilizante de acordo com as recomendações do fabricante.

Loading...

Dicas

  • Colha as tangerinas quando ficarem maduras. Os pés recém plantados geralmente começam a dar frutos de dois a três anos após o plantio.

Aviso

  • Remova ervas daninhas com as mãos sempre que notá-las sob o pé de tangerina. Elas roubam umidade necessária à árvore.
  • Não cubra o solo em volta com folhas, pois elas podem causar apodrecimentos que podem levar à morte da árvore.

O que você precisa

  • Kit para regulação de acidez do solo
  • Calcário agrícola
  • Turfa
  • Forquilha
  • Mangueira
  • Fertilizante

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...