Mais
×

Como plantar tomates a partir de mudas

Atualizado em 20 julho, 2017

Cultivar novas plantas a partir de mudas é uma forma econômica de expandir seu jardim. As mudas vêm prontas para ser transplantadas para o seu jardim ou recipiente muito mais rapidamente do que o cultivo a partir de sementes. Conseguir as mudas é um processo relativamente simples com um elevado grau de sucesso. Os tomates em particular podem ser cultivados facilmente a partir de mudas e se enraízam bem em qualquer solo ou na água. Utilize uma muda de sua árvore de tomates favorita e você poderá dobrar ou mesmo triplicar sua colheita.

Instruções

Utilize mudas de sua árvore de tomates favorita e aumente a colheita (David Oldfield/Digital Vision/Getty Images)
  1. Escolha a planta de tomate da qual você deseja tirar uma muda. A planta deve ser saudável e as suas folhas devem estar desprovidas de qualquer mancha ou fungos que possam se espalhar para outras plantas em seu jardim.

  2. Procure por um galho no caule do tomateiro que não possua botões. Você também pode retirar sua muda a partir do topo de uma planta madura. A muda da planta deve ser de aproximadamente 15 cm de comprimento. Remova a muda cuidadosamente com uma lâmina de barbear ou faca afiada. Retire as folhas, exceto as duas superiores.

  3. Coloque a muda em um copo de água imediatamente onde ela possa permanecer por várias horas. Encha um recipiente de 10 cm com solo de envasamento úmido. Faça um buraco no meio da terra com um lápis ou use o dedo.

  4. Coloque a muda da planta no buraco aberto. Pressione com cuidado ao seu redor, assegurando-se de cobrir a área onde algumas das folhas inferiores foram removidas.

  5. Mantenha sua planta em uma área quente, protegida do sol direto e fria durante cinco dias. Gradualmente, comece a expor sua planta a mais luz solar direta até que ela possa ficar ao sol durante a maior parte do dia. Isso pode demorar mais cinco dias. Mantenha o solo da planta úmido durante todo esse período.

  6. Transplante a muda para seu jardim ou para um vaso grande. Regue-a generosamente para evitar que a planta entre em choque.

Dicas

  • Certifique-se de cultivar sua muda pelo menos 10 semanas antes da época de frio intenso.

O que você precisa

  • Planta de tomate
  • Lâmina de barbear ou faca afiada
  • Copo de água
  • Recipiente de 10 cm
  • Terra para envasamento
  • Lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article