Mais
×

Plantas que abafem os ruídos de vizinhos barulhentos

Atualizado em 22 novembro, 2016

Nada é mais irritante do que viver ao lado de vizinhos barulhentos, seja na casa de uma família, em um estabelecimento comercial ou em uma estrada. Um dos métodos mais eficazes de abafar o ruído é cultivar uma barreira com plantas que absorvem o som. Assim, você poderá desfrutar de seu ambiente ao ar livre novamente, além de ter mais privacidade.

Uma cerca-viva alta pode abafar os ruídos irritantes dos vizinhos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Árvores

Uma árvore pode absorver até 40% dos ruídos da vizinhança. A fonte e a frequência do som auxiliam a seleção de árvores apropriadas. As árvores perenes que crescem rapidamente, como a tuia e o cipreste, têm uma folhagem espessa e exuberante que as torna ideais como um amortecedor de som. Se o ruído ocorrer apenas durante os meses de verão, selecione árvores de folhagem densa, como o salgueiro, o freixos e o bordo.

Arbustos

Os arbustos altos que crescem rapidamente são semelhantes às árvores cultivadas como cerca-viva e isolamento sonoro. O cipreste, o azevinho, o teixo e o zimbro podem ser cultivados naturalmente ou aparados para formar uma sebe mais espessa. O ligustro e o oleandro são usados ​​entre rodovias e estradas em climas mais amenos, principalmente para reduzir o ruído. O bérberis e o buxeiro também são usados ​​como barreiras, mas não atingem a altura de outros arbustos de crescimento rápido.

Trepadeiras

Quando você já tem uma cerca ou vive em um complexo multifamiliar com um pátio ou uma varanda, o cultivo de uma trepadeira espessa pode reduzir os ruídos da vizinhança. Essas plantas podem cobrir uma cerca ou ser cultivadas em vasos ou cestos para criar uma barreira. O jasmim-estrela, a glicínia, a tumbérgia, a unha-de-gato, a madressilva e algumas variedades de hera têm uma folhagem densa, crescem rapidamente e são fáceis de cuidar.

Gramíneas ornamentais

As melhores plantas para abafar sons e criar uma cerca-viva, além de embelezar a paisagem, são as gramíneas ornamentais. As espécies do gênero Miscanthus são resistentes, crescem rapidamente, alcançam uma altura de 2,4 m a 3 m e ocupam uma área grande. O capim-dos-pampas possui belas plumas na extremidade e cria uma barreira alta em um período de dois anos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article