Plantas e animais nativos da China

Escrito por lisa lavergne | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plantas e animais nativos da China
O panda gigante é nativo da China (panda image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Com mais de 31.000 espécies de plantas nativas e 6.266 espécies de vertebrados, a China abriga grande parte das plantas e animais do mundo. De fato, mais de 100 espécies de animais podem ser achadas somente na China. Enquanto parte das sua plantas nativas e animais é bem conhecida, principalmente, devido à posição deles na lista das espécies ameaçadas, outros são menos familiares para o mundo ocidental.

Outras pessoas estão lendo

Metasequoia

A metasequoia é uma árvore rara, nativa da China, que já foi considerada extinta. Em 1948, um bosque de metasequoias foi descoberto em uma região isolada da China. Existem, aproximadamente, apenas 5.000 árvores restantes na natureza.

Larício dourado

O larício dourado é uma árvore de folhas caducas, nativa do vale do Rio Yangtzé, no sul da China. Segundo a embaixada da República Popular da China, o larício dourado é uma das 5 espécies raras de árvores de jardim, em todo o mundo. Árvores de larício dourado são conhecidas pelas folhas amarelas douradas, que aparecem durante o outono.

Árvore da pomba

A árvore da pomba, também chamada de árvore fantasma ou árvore do lenço de bolso, é uma árvore de tamanho médio, chegando a atingir cerca de 12,2m de altura. Ela recebe este nome devido às suas flores, cujo florescer se dá na primavera. As flores da árvore da pomba produzem um pequeno cacho em forma de bola, circundado por grandes pétalas brancas que lembram asas de pomba.

Panda gigante

Um dos nativos mais famosos da China, o panda gigante vem da região sudoeste do país. A dieta do panda gigante consiste de bambu, uma planta que, também, é nativa destas regiões. Com menos de 2.500 pandas restantes na natureza, esta espécie particular de urso é uma das mais ameaçadas no mundo.

Macaco dourado

Três espécies de macaco dourado são nativas das florestas e montanhas nas províncias de Yunnan, Sichuan e Guizhou, na China. Macacos dourados estão se tornando extremamente raros pois, suas áreas de habitação estão sendo destruídas pelo desenvolvimento urbano.

Jacaré-da-China

O jacaré-da-China é nativo dos rios e córregos de água doce próximos do baixo curso do Rio Yangtzé, na China. Um membro menor da espécie crocodiliana, o jacaré-da-China atinge, apenas, cerca de 1,83m de comprimento. Jacarés-da-China estão, seriamente, ameaçados e, virtualmente, extintos na natureza.

Golfinho-lacustre-chinês

O golfinho-lacustre-chinês, ou golfinho do rio chinês, é uma das poucas espécies de água doce no planeta. Nativo do Rio Yangtzé, é de cor azul claro para cinza, a barriga é branca e a barbatana dorsal é clara. É um golfinho de tamanho médio, com aproximadamente 2,44m de comprimento. Pesca, poluição e desenvolvimento reduziram drasticamente o número de golfinhos do rio chinês, tornando a espécie, gravemente, ameaçada.

Grou-da-Manchúria

O grou-da-Manchúria é uma ave de grande porte, com longas pernas e pescoço comprido. Com aproximadamente 1,52m de altura, o grou-da-Manchúria é um símbolo de longevidade para o povo do leste da Ásia. Embora o antigo folclore estimasse que, as aves vivessem até os 1.000 anos de idade, o grou, na verdade, vive, somente, cerca de 70 anos, o que é impressionante para uma ave.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível