Passatempos

Plantas que se dão bem em locais secos e ensolarados

Escrito por joyce starr | Traduzido por carol matos
Plantas que se dão bem em locais secos e ensolarados

Coqueiros crescem relativamente rápido em condições de calor e seca

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

As plantas que toleram ambientes secos e ensolarados são apropriadas para o paisagismo "xeriscape": áreas onde a quantidade de água utilizada é mínima. As espécies que suportam calor e seca são muitas e variadas. Quando introduzir uma planta em um novo ambiente, considere o tamanho potencial e hábitos de cultivo, antes de selecionar um local permanente para ela.

Outras pessoas estão lendo

Palmeiras

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Vários tipos de palmeiras se dão bem em locais ensolarados com condições secas. Elas também funcionam como plantas ornamentais. Todas as espécies de palmeiras produzem frutos comestíveis, como as tâmaras. A tamareira das Ilhas Canárias chega até 18 m: é uma árvore grande e majestosa apropriada para ornamentação. As suas folhas espinhosas chegam até 5 m de comprimento e possuem um crescimento em touceira. Já os coqueiros crescem até 24 m de altura e são tolerantes ao sol, ao sal e à seca. Seus troncos são macios, e as suas folhas de 5 m de comprimento são livres de espinhos e partes pontiagudas. Os coqueiros preferem os climas quentes.

Outras árvores

Existem espécies de árvores que preferem ambientes quentes, ensolarados e secos, servindo bem para fazer sombra ou para ornamentação. O avelós cresce até 9 m e se espalha por até 3 metros. Os ramos suculentos, verdes e parecidos com lápis preenchem toda a árvore, e quando são quebrados, soltam uma seiva branca-leitosa. Ele tem preferência e apresenta melhor crescimento em locais ensolarados e secos. A robínia é uma árvore caducifólia, grande, atingindo até 24 m de altura. A casca vai do cinza ao castanho, e a folhagem é ovalada e parecida com uma pena. As flores brancas, perfumadas e semelhantes a ervilhas enchem a árvore na primavera, e os animais selvagens comem as suas sementes.

Arbustos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Pessoas que possuem ambientes ensolarados e secos podem utilizar arbustos da mesma forma que fariam em ambientes úmidos. Use os arbustos para criar um cantinho privativo, limitar ou cercar áreas. O agave é um arbusto frondoso, suculento que chega até 1,8 m de altura, dependendo do cultivo. Folhas grossas, espinhosas emergem da roseta central da planta. Aproximadamente 10 anos após o plantio, os ramos com as flores amarelo-esverdeadas chegam a atingir de 6 a 12 metros. A berberis é uma planta caducifólia, compacta e tem uma média de 1 m altura e largura. Os ramos são espinhosos, e a folhagem verde muda para vermelho, roxo e laranja no outono. Cachos de bagos vermelhos seguem-se aos ramos amarelos. O agave e a berberis não se dão bem em locais úmidos.

Floração perene

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Uma grande variedade de plantas perenes são tolerantes ao crescimento em locais ensolarados e secos. Com a exibição permanente da folhagem e das flores sazonais, o lugar onde essa planta ficar, nunca estará sem cor. A Carissa macrocarpa não somente funciona bem por ser um arbusto resistente ao sal e à seca, como também por produz frutos comestíveis. Ela cresce até 6 m de altura, com folhas verdes ovais cobrindo os ramos espinhosos. As flores perfumadas, que são brancas e parecidas com estrelas, florescem durante todo o ano. Os frutos vermelhos semelhantes a ameixas crescem até 0,6 m em diâmetro. A magnólia-branca serve bem como uma árvore de sombra, atingindo até 27 m de altura. A sua copa é densa e abrangente, com folhas coriáceas. Durante a primavera e o verão, as flores desabrocham em branco-cremoso e são bem perfumadas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media