Plantas e flores venenosas para os gatos

Escrito por katherinecornick | Traduzido por rayssa amorim
Plantas e flores venenosas para os gatos
Gatos de rua acabam, instintivamente, ingerindo plantas para ajudar na digestão (die katze an der belargonie image by Falkenauge from Fotolia.com)

Mais de 700 plantas são consideradas tóxicas para felinos. Se você deseja tê-las em casa, talvez seja necessário cuidados extras para manter o seu gato seguro, mas é possível proteger tanto o seu animal quanto as suas plantas. Antes de comprá-las, os donos de gatos devem pesquisar se determinada planta pode causar problemas de saúde em felinos.

Identificação

Algumas plantas tóxicas para os gatos são comumente cultivadas em hortas, como cogumelos, ruibarbo e espinafre. Flores como narcisos, jasmins e jacintos como venenosas para os gatos, além da maconha, saguzeiro, tulipa, azaleia, oleandro, teixo e ciclame. As poinséttias, ou bico-de-papagaio, flores natalinas, são seguras, embora existam crenças que dizem o contrário. Evite lírios em casa, ou tome cuidado e mantenha o seu gato longe dessas flores, uma vez que elas são especialmente perigosas.

Plantas e flores venenosas para os gatos
Os lírios são umas das flores mais tóxicas para os gatos (pink lilies image by leafy from Fotolia.com)

Exceções

Os gatos, principalmente aqueles que passam grande parte do tempo fora de casa, comem, instintivamente, grama, folhas e caules para ajudar na digestão. Isso solta o alimento não digerido e coleta pelo para ser regurgitado. Se o seu gato está com constipação, ele desejará consumir grama e folhas, devido as suas enzimas. O pessegueiro, a cerejeira, o damasqueiro e a amendoeira não são consideradas tóxicas para os felinos, mas podem causar dores abdominais e vômitos.

Prevenção

Repelentes de gatos, sprays de maçã e perfumes diluídos afastarão os seus animais do local. Além disso, pet shops vendem sprays químicos e orgânicos que são seguros e podem ser usados nas suas plantas cultivadas dentro de casa. Contudo, para as plantas do jardim, você deve criar uma cerca de madeira ou de arame. Outra solução para isso é colocar fita dupla-face ou papel alumínio ao redor das plantas. Colocar pimenta em pó na superfície das folhas também é uma maneira eficaz de afastar o seu felino.

Sintomas

Caso esteja suspeitando que o seu gato ingeriu uma planta tóxica, observe os diversos sintomas. Alguns deles são: vômitos, diarreia, boca inchada, respiração irregular (pesada ou fraca) e salivação excessiva. Em casos mais graves, e se os sintomas persistir por muito tempo, os gatos podem exibir comportamentos anormais e sofrer convulsões.

Atendimento de emergência

As plantas, raramente, são fatais para os gatos. Contudo, ligue para o seu veterinário se suspeitar que o gato ingeriu uma planta tóxica. Se os sintomas são mais graves, como convulsões, e precisam de atendimento médico urgente, leve-o para a emergência veterinária mais próxima. Tente deixá-lo o mais confortável possível, e, se possível, leve a planta ou flor ingerida pelo seu animal. Uma folha ou flor deve ajudar o veterinário a diagnosticar e tratar o problema.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível