Carreira e dinheiro

Plantas da Floresta Amazônica

Escrito por terry mann | Traduzido por contributing writer
Plantas da Floresta Amazônica

The Water Lily i s just one of the Amazon's many plants.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A floresta amazônica é muito importante para saúde do planeta por causa de seu abastecimento de água e sua vida vegetal. De acordo com a Blue Planet Biomes, metade das espécies de plantas de todo o mundo vivem em florestas tropicais, que fornecem 40 por cento do oxigênio do mundo e 25 por cento dos medicamentos conhecidos. A Amazônia é a maior de todas as florestas tropicais, a maior bacia fluvial do mundo e fornece um quinto de toda água corrente fresca do planeta, como relata o World Wildlife Fund. Assim, a abundância de plantas da Amazônia constitui um dos mais importantes recursos da terra.

Outras pessoas estão lendo

Bromélias

Mais de 2.700 espécies de bromélias, incluindo o abacaxi, crescem na terra, um grande número deles na Floresta Amazônica. Estas plantas adaptáveis ​​crescem em quase toda parte na floresta: no chão mal iluminado, em cima de pedras e mesmo em copas de árvores e outras plantas. Elas podem crescer em tantos lugares, porque eles não precisam de raízes para recolher a água - em vez disso, absorvem do ar. A água que recolhem em suas folhas criam muitos ecossistemas, que acolhem insetos e até pequenas rãs.

Orquídeas

Amantes de plantas ao redor do mundo apreciam orquídeas pela sua beleza e variedade, e estas plantas são abundantes na floresta amazônica. Eles usam seu odor pungente para atrair os insetos, que, em troca, polinizam as plantas. Mariposas polinizam exclusivamente algumas espécies de orquídeas, o que significa que essas fragrâncias de flores em especial são muito mais poderosas à noite, quando as mariposas estão ativas.

Nenúfar

A maior flor do mundo, o nenúfar, cresce na floresta amazônica. Apesar de seu tamanho, lírios de água são muito leves e finos, para que possam flutuar na superfície da água. Sua natureza delicada os impede de viver em todas as partes exceto as partes mais tranquilas dos rios e lagos.

Heliconia

Heliconias são uma das plantas mais marcante da Amazônia, com flores em forma de garras de lagosta. Várias cores brilhantes podem se misturam em uma única pétala, criando combinações impressionantes. Assim como a orquídea, jardineiros apreciam estas flores pelo seu valor ornamental. No entanto, dada forma e estrutura das flores, apenas aves e insetos especializados podem alcançar o seu néctar e polinizá-las.

Sumaúma

A sumaúma é a maior árvore da Amazônia. Ela pode chegar a 60 metros de altura e ter um tronco de 3,5 metros de diâmetro. As sumaúmas são vitais para a saúde dos ecossistemas da floresta tropical, tal qual outras plantas, como bromélias, que crescem em seus galhos, que também abrigam insetos, pássaros, sapos e morcegos. Estes últimos vêm às árvores pelas suas flores perfumadas, e fazem maioria da polinização.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media