Plantas para jardins com muito sol

Escrito por david degnan | Traduzido por mariana yonamine
Plantas para jardins com muito sol
Muitas plantas se desenvolvem bem em jardins voltados para o norte (herb garden image by Steve Lovegrove from Fotolia.com)

A direção para qual o jardim está voltado determina quanta luz solar as plantas receberão. No hemisfério sul, aqueles voltados para o norte recebem mais sol. A chave para um jardim voltado para o norte bem sucedido é escolher variedades de plantas que se desenvolvem em condições de calor e baixa umidade. Por sorte, muitas plantas preferem esse ambiente e vão recompensar-lhe com um jardim saudável por todo o verão.

Flor de maracujá

A flor de maracujá (Passiflora incarnata) é uma trepadeira que gosta de sol e de crescimento rápido, perfeita para muros e cercas que recebem muita luz solar. Ela cresce rapidamente de sementes plantadas ao ar livre uma vez que a temperatura atinja 27 °C constantes, mas também pode ser plantada em ambientes fechados no início para um crescimento mais prolífico. Depois de plantada no solo, o maracujá pode crescer rapidamente, mas como ele tem um sistema de raízes pequeno, é possível restringir o crescimento em um vaso ou cesta pendurada. Eles preferem solos com boa drenagem, com areia ou cascalho, mas qualquer solo que seca rápido é tolerável. As raízes apodrecem rápido se mantidas molhadas e frias por muito tempo, então é difícil fazer com que resistam ao inverno na maioria dos lugares. Fisicamente, a flor do maracujá é uma trepadeira bonita com flores de aparência exótica, com dez pétalas grandes e uma coroa de pétalas menores de cores fortes e contrastantes.

Plantas para jardins com muito sol
A flor do maracujá tem aparência exótica e é fácil de cultivar (passion flower image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Girassol mexicano

O girassol mexicano (Tithonia rotundiflora) é uma planta anual de temperadas quentes nativa do México e América Central. Eles têm um crescimento vigoroso e se desenvolverão rapidamente em grandes arbustos de até 1,8 m de altura, com folhas longas e com lóbulos de 8 cm e uma abundância de flores simples, no formato de zínias, de uma cor laranja forte. Ele pode florescer duas vezes ao ano, com a primeira temporada em janeiro e a segunda geração acontecendo antes da primeira geada. É melhor propagado com sementes no fim de setembro depois que os perigos de geada passaram, em uma parede voltada para o norte em solo bem drenado. Ele prefere sol forte e constante e apesar de tolerar secas, prefere ser aguado uma ou duas vezes por semana.

Lavanda

Nativa da região mediterrânea, a lavanda é uma das melhores plantas para cultivar em um jardim voltado para o norte. Ela tem várias variedades, mas todas elas gostam de calor, solo pobre em nutrientes e condições secas uma vez estabelecidas. Populares por suas flores perfumadas, as folhas da planta também embelezam um jardim ensolarado, com suas folhas prateadas e apontando para cima. Duas das melhores variedades são a francesa (Lavandula stoechas) e a espanhola (Lavandula toechas subsp. pedunculata), que se dão bem com luz solar constante e condições secas.

Plantas para jardins com muito sol
A lavanda é uma das plantas perenes favoritas para jardins ensolarados (lavender image by Alistair Dick from Fotolia.com)

Ervas que gostam de sol

Apesar das ervas serem geralmente relegadas para a horta, muitos tipos delas são atraentes o suficiente para ganharem um lugar em um jardim com muito sol. O alecrim, tomilho e sálvia são três excelentes escolhas para cultivo ornamental por sua aparência diferente e resistência. O alecrim é uma erva bastante cultivada, com suas folhas de verde azulado e flores de azul elegante, nativas do mediterrâneo. Resistente ao frio e a seca, é uma planta que resiste bem em jardins com muito sol, onde mantém sua bela aparência mesmo sob o maior calor. O tomilho tem variedades rasteiras e em pés, com pequenas folhas verde escuras e flores minúsculas, fazendo dele uma boa opção para entradas e para plantar entre degraus. A sálvia é um grupo diverso de plantas, algumas cultivadas puramente por razões ornamentais com flores coloridas e outras visando sua folhagem perfumada e exuberante. Ela se desenvolve bem no sol e resiste ao inverno bem em jardins voltados para o norte.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível