×
Loading ...

Por que as plantas murcham sob o sol quente?

Atualizado em 18 julho, 2017

Temperaturas extremas aliadas a outras condições, como a falta de água suficiente, estresse e fungos podem fazer uma planta murchar. Embora algumas plantas cresçam melhor sob o sol e em temperaturas mais altas, o sol também pode fazer o caule, as folhas e flores caírem e secarem.

O sol quente pode fazer com que folhas e flores murchem (hanging plants image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Raízes

Plantas precisam de uma quantidade constante de água das raízes para o caule e as folhas. Quando as temperaturas estão altas, as raízes podem não absorver água rápido o suficiente para umedecer as folhas. Isso faz com que sequem e murchem. Isso também faz com que as flores caiam.

Loading...

Vasos

Plantas em vasos são mais suscetíveis a murchar sob o sol porque têm menos proteção nas raízes, de acordo com o programa de extensão da Universidade Purdue. Quando as plantas são plantadas na terra, o solo se torna uma proteção para as raízes, permitindo que a umidade extra esteja presente e as mantenha frias. Plantas em vasos têm menos solo ao redor das raízes e, dependendo da espessura do vaso, o calor pode penetrá-lo mais facilmente. Essas condições permitem que o sol quente faça com que as plantas de vasos murchem mais facilmente que as plantas no solo. Durante épocas quentes, plantas de vasos devem ser regadas com maior frequência.

Ventilação

O calor do sol pode também fazer com que as plantas em estufas murchem embora estejam em contato com a luz do sol de forma indireta ou filtrada. Lewis Hill afirma que isso acontece porque o calor é absorvido pela estufa e somente a ventilação pode movê-lo para fora. Sem ventilação, o calor excessivo faz as folhas e flores murcharem.

Regagem

Há evidências de que a regagem de plantas durante as partes mais quentes do dia pode fazer com que elas sejam queimadas pelo sol. Fiona Macrae relata que a água que fica presa na planta age como lupa para concentrar o sol direto, fazendo a planta queimar. Isso é especialmente verdadeiro para plantas com folhas com pequenos pelos, porque a textura delas tende a segurar mais umidade na superfície. De acordo com o artigo de Macrae, o melhor momento para regar plantas é de manhã, quando o tempo está mais frio e as plantas podem absorver mais umidade antes que ela evapore.

Causas alternativas

Algumas plantas, mesmo aquelas que precisam da luz direta do sol e são regadas adequadamente ainda murcham. O sol quente não é sempre a causa. Outras causas podem incluir o apodrecimento das raízes e pragas como afídeos e ácaros, de acordo com Barbara Pleasant. Bactérias e fungos causam o apodrecimento de raízes. Para determinar se uma planta tem problemas no sistema radicular, remova a planta e procure por raízes que tenham perdido ramos mais finos ou que tenham raízes escuras. Afídeos e outros insetos podem ser removidos de plantas com o uso de inseticidas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...