Mais
×

Plantas rasteiras para sombra

Atualizado em 21 novembro, 2016

As coberturas de plantas rasteiras não crescem muito alto (tipicamente menos de 60 cm) e se espalham com facilidade. Muitas delas se dão bem em áreas de sombra e adicionam interesse à sua paisagem. Locais para essas plantas incluem espaços vazios na paisagem, ilhas de tráfego, pistas secas e qualquer lugar em que se precisa de uma cobertura significativa. As coberturas podem ajudar a reduzir a erosão do solo, fornecem uma variedade de texturas e cores e funcionam como uma transição entre os espaços da paisagem.

A Pevinca tem flores azul claras lindas (periwinkle image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Pevinca comum (vinca minor)

A Pevinca é uma planta rasteira de cobertura do solo que prefere sombra parcial a total e climas amenos. É uma planta perenial atrativa e valiosa em jardins ou áreas de difícil acesso, já que requer pouco cuidado. Plante em um espaço com pelo menos 45 x 45 cm e aplique fertilizante em abundância até que ela esteja estabelecida. Depois disso, quase nenhuma manutenção é necessária e as plantas podem ser podadas para promover novo crescimento. Ela é resistente ao inverno e pode ser plantada em qualquer período do ano. A Pevinca prefere um solo úmido e com boa drenagem por todo o ano. Os estolhos dessa planta enraizarão nos nós em condições úmidas. Ela possui folhas lustrosas, espessas e pequenas flores azuis que florescem da primavera ao outono.

Pachysandra (pachysandra terminalis)

A Pachysandra, também conhecida como Pachysandra japonesa, é uma planta rasteira perenial, que chega a aproximadamente 25 cm de altura e se espalha lentamente, devido ao seus brotos e crescimento inclinado. A Pachysandra prefere sombra parcial a total e solo bem drenado e úmido. A Universidade Estadual do Ohio recomenda mantê-la em sombra total em um solo ácido, rico e bem drenado. As folhas surgirão como um verde médio e, à medida que amadurecerem, ficarão verde escuras e brilhantes. Flores brancas de 2,5 a 5 cm floresceram na primavera. Uma vez estabelecida, a planta formará um folhagem verde que lembra um tapete.

Evônimo (euonymus fortunei)

O Evônimo é uma planta perene, às vezes lembrando uma videira, que se espalhará pelo chão ou subirá, anexando-se a pequenas raízes aéreas. Ele pode se espalhar por até 15 m (às vezes mais) e forma um monte de até 60 cm. A planta prefere sombra total, mas cresce também em sombra e sol parcial. Ela não é tolerante à seca e se dá bem em todos os solos, menos os mais encharcados. É uma sempre-viva de rápido crescimento com muitos usos no jardim, como o controle da erosão em encostas. É uma planta rasteira resistente e pode ser conduzida para crescer até uma treliça ou uma parede. O Evônimo é resistente ao inverno e tem folhas verdes e lustrosas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article