Plantas trepadeiras perenes e de sombra

Escrito por naomi mathews | Traduzido por rodrigo calaboni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plantas trepadeiras perenes e de sombra
As trepadeiras trombeta prosperam na sombra (Trellis Trumpet Vines image by phipix from Fotolia.com)

Muitas variedades de trepadeiras perenes preferem sol pleno, mas muitas se desenvolvem na sombra total ou parcial. Essas plantas são excelentes para jardinagem e podem ser de folhas caducas ou perenifólias. Suas flores são exuberantes quando cultivadas em espaldeiras resistentes. As trepadeiras perenes de sombra são interessantes o ano todo e oferecem abrigo aos pássaros durante o inverno nos locais com climas frios.

Outras pessoas estão lendo

Clematites

As clematites são plantas resistentes que produzem flores e pode alcançam de três a dez metros de altura. Com mais de 250 espécies para escolher, não será difícil selecionar uma que será prefeita. Elas são trepadeiras que toleram bem a sombra parcial, e desenvolvem melhor as raízes quando plantadas em ambiente frio. Em climas frios, plante as mudas no começo de Abril para as raízes se estabelecerem antes do solo congelar. As clematites também podem ser plantadas no começo da primavera. Muitas variedades produzem 100 ou mais flores de diversas cores. Elas requerem suporte, já que crescem verticalmente.

Plantas trepadeiras perenes e de sombra
As clematites são trepadeiras que toleram sombra (clematis 1 image by michael luckett from Fotolia.com)

Hortência trepadeira

A hortênsia trepadeira é uma planta decídua que produz flores e aprecia sombra total e parcial, se alastrando verticalmente de seis a nove metros de altura. Ela desenvolve-se melhor em solo fértil e bem drenado. Suas folhas verdes em forma de coração e seus cachos de flores brancas tornam-na uma perfeita trepadeira para plantar no lado da casa, em uma cerca alta ou caramanchão de madeira. Ela necessita de pouca poda e quase não tem doenças. As flores murchas podem ser podadas no fim do outono ou no começo da primavera. Adube com fertilizante balanceado 10-10-10, seguindo as instruções do rótulo.

Plantas trepadeiras perenes e de sombra
As hotênsias trepadeiras são excelentes plantas de sombra (Hydrangea Flowers image by Shannon Workman from Fotolia.com)

Trombeta chinesa

A trepadeira trombeta chinesa é uma planta agressiva que alcança de sete a 12 metros de altura, desenvolve-se bem em sombra parcial e é perene decídua. Ela produz flores laranjas, salmão ou vermelho, atraindo beija-flores. Florescem no verão e no final do outono. É perfeita para tampar paredes feias ou outras estruturas que deseja esconder. Se for plantar a trombeta chinesa, você precisará de um suporte forte ou caramanchão para acomodar seus galhos pesados.

Plantas trepadeiras perenes e de sombra
A trepadeira trombeta chinesa necessita de suportes fortes (Trellis Trumpet Vines image by phipix from Fotolia.com)

Madressilva

As madressilvas são perenifólias ou decíduas dependendo da variedade, gostam de sol pleno mas se desenvolvem em sombra parcial. Possuem crescimento vigoroso com flores perfumadas e em formato de trompete, que florescem no verão e no começo do outono. Elas atraem beija-flores, borboletas e abelhas. As madressilvas se desenvolvem melhor quando plantadas no começo da primavera depois do risco de geada ter passado. Elas precisam de uma treliça ou um suporte para subir e requerem mínima poda e manutenção.

Plantas trepadeiras perenes e de sombra
As madressilvas atraem beija-flores (honeysuckle image by Jackie DeBusk from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível