Plantas que vivem no Rio Amazonas

Escrito por clare smith | Traduzido por rafael reis
Plantas que vivem no Rio Amazonas
Uma grande variedade de plantas vive nas águas do Rio Amazonas (deep amazon 1 image by Anastas Dimitrov from Fotolia.com)

Mais de dois terços de toda a água doce são encontrados nos rios da bacia, córregos e afluentes do Rio Amazonas. O Amazonas por si só é o maior rio do mundo. Essas águas abrigam inúmeras espécies de plantas aquáticas que crescem nos rios, muitas das quais se tornam bastante atraentes em um aquário de casa.

Echinodorus Osiris

A Echinodorus Osiris se origina no sul da América do Sul, na bacia do Rio Amazonas. Esta é uma planta de crescimento livre com folhas largas que se estendem desde sua base. A Echinodorus Osiris atinge um tamanho de 20 a 50 cm. A folha mais jovem da planta é vermelha ou vermelho-bronze. Esta é uma planta popular para aquários de peixes e não é comida por peixes herbívoros. A Echinodorus Osiris se adapta melhor à água ligeiramente ácida.

Hydrocotyle leucocephala

A Hydrocotyle leucocephala, às vezes chamada de centelha-asiática, possui longas gavinhas em tom verde-claro e folhas circulares. Como uma planta de raiz, ela cresce rapidamente, mas é fácil de podar. Ela também cresce bem como planta flutuante. A Hydrocotyle leucocephala cresce de 10 a 20 cm e prospera em água dura.

Echinodorus quadricostatus

A Echinodorus quadricostatus cresce de 30 a 45 cm. A planta prospera em iluminação fraca, o que é consistente com a sua origem na Bacia do Rio Amazonas. A maioria dos rios na Bacia amazônica é de água escura e ácida, com manchas negras. A Echinodorus quadricostatus é uma planta rosácea com folhas em tom verde-claro.

Heteranthera zosteriflora

A Heteranthera zosteriflora é uma planta de caule com folhas em tom verde-claro. O arranjo das suas folhas lembram uma estrela. Se a planta recebe luz adequada, ela floresce com pequenas flores azuis. Sua origem é da América do Sul, na bacia do Rio Amazonas, e também pode ser encontrada em rios da parte norte da Argentina, Paraguai, Bolívia e sudeste do Brasil. Sendo uma planta de crescimento rápido, a Heteranthera zosteriflora pode chegar até 50 cm de altura.