Plantio de hortaliças pelo ciclo da Lua

Escrito por erin maurer | Traduzido por rodrigo calaboni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plantio de hortaliças pelo ciclo da Lua
Alguns agricultores usam as fases da Lua como guia para cultivo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O princípio de plantio de hortaliças e outros cultivos de acordo com as fases da Lua é conhecido como agricultura biodinâmica. Ela é baseada na ideia que a Lua controla a gravidade, que influencia a forma como o solo e a água agem em conjunto com as sementes. Cada ciclo lunar dura um mês e então se repete 12 vezes durante um ano. A Lua passa por um ciclo de crescente a minguante; cada estágio determina tarefas específicas ao agricultor. Determine os melhores dias para plantio em um determinado mês consultando o calendário de plantio lunar.

Outras pessoas estão lendo

Lua Nova

A Lua Nova é o início do calendário lunar e a fase na qual a Lua não está iluminada, tornando-a invisível a olho nu. Durante essa fase a Lua começa a crescer, vagarosamente formando uma crescente e ganhando força. Esse período é ideal para a manutenção do jardim, de acordo com o site Moon Grow. Prepare para o plantio retirando ervas-daninhas e controlando pragas. Além da manutenção do canteiro, alguns vegetais também respondem bem ao plantio durante a Lua Nova, quando a gravidade ganha força e atrai a água para o solo. Como resultado, esse é um bom momento para o plantio de hortaliças como alface, espinafre, aipo, pepino, brócolis e couve-flor, de acordo com o site Gardening by the Moon.

Quarto Crescente

Após a fase de Lua Nova, ela se torna parcialmente cheia, alcançando a fase de Quarto Crescente. Durante essa fase a Lua continua crescendo e ganhando força. Entretanto, a atração gravitacional se torna enfraquecida se comparada com a fase de Lua Nova. Esse é o momento ideal para plantio direto no solo, como citado pelo site Moon Grow. A energia da Lua durante a fase de Quarto Crescente ajuda a produzir culturas saudáveis e vigorosas, como feijões, ervilhas, pimentas, abóboras e tomates. Muitos desses vegetais se beneficiam do vigoroso crescimento de folhas promovido pelo Quarto Crescente, de acordo com o site Gardening by the Moon.

Lua Cheia

A Lua alcança seu máximo de força durante a fase de Lua Cheia. Os havaianos nativos consideravam essa fase como o auge da horta lunar e o momento ideal para plantar qualquer tipo de cultura. As condições do solo durante a Lua Cheia promovem o crescimento saudável das raízes. Algumas plantas são recomendadas para plantio nessa fase como beterrabas, cenouras, cebolas e batatas, de acordo com o site Gardening by the Moon. O plantio não é a única tarefa indicada para fase de Lua Cheia, mas esse também é o melhor momento para a colheita de legumes maduros.

Quarto Minguante

Após a Lua Cheia, a Lua entra na fase minguante, como se caminhasse para Lua Nova. Durante esse momento a força gravitacional entra num período de declínio. A segunda Lua parcialmente cheia do calendário lunar é conhecida como Quarto Minguante. Esse é o período de descanso do canteiro e não é um bom momento para plantar hortaliças. Em vez disso, agricultores lunares focam suas energias no transplante, poda e colheita de hortaliças maduras, como sugerido pelo o site Gardening by the Moon.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível