Mais
×

O que é plástico oleado para costura?

Atualizado em 28 março, 2017

Antes dos plásticos e outros materiais resistentes à água, o plástico oleado fornecia resistência à água a tecidos, como toalhas de mesa. Os oleados modernos e retrôs ainda são utilizados, devido à sua durabilidade e proteção contra água.

O plástico oleado era uma ferramenta útil para donas de casa pioneiras (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Oleado à moda entiga

Historicamente, o oleado era feito ao revestir lonas com óleo de linhaça. Essa camada tornava a lona resistente a água e manchas. Os oleados modernos são feitos em casa, ao aplicar camadas de óleo de linhaça em lonas pré-lavadas, sendo possível criar decorações durante o processo.

Oleado moderno

Desde 2011, os produtos vendidos como oleados eram uma camada de vinil sobre uma base de tecido de malha de algodão. Entretanto, produtores modernos utilizam vários projetos de impressão para dar aos produtos uma aparência antiga. Desenhos são impressos sobre o vinil; a parte traseira do tecido é semelhante à lona. Ao contrário de diversos tecidos, as bordas do oleado não desmancharão, não necessitando cortá-las de acordo com a mesa.

Algodão revestido com vinil

O algodão revestido com vinil, tecido de algodão laminado com vinil transparente, é similar ao oleado moderno. Como ele é feito de algodão, é um pouco mais fácil para costurá-lo, mas é mais caro. Geralmente, os dois produtos são tão similares que o mesmo processo é utilizado para costurar ambos.

Sugestões para costurar oleado

Para trabalhar com o oleado, ele deverá estar livre de rugas. Um jeito de removê-las é deitar o tecido em uma superfície reta e quente ou expô-lo ao sol, até que as rugas relaxem. O oleado é costurado com fio de poliéster e algodão padrão, mas é importante utilizar uma agulha forte, como uma 16 ou para denim. Às vezes, a base de pressão de uma máquina de costuma pode grudar no oleado; se isso acontecer, vire o pano, de forma que a máquina fique na parte de trás do tecido, para resolver o problema.

Usos para o oleado

Com a combinação de flexibilidade e resistência à água do oleado, ele possui diversas possibilidades de uso, como babadores para bebês, aventais, jogos americanos, capas para livros, assentos de cadeiras e saco para fraldas. Ele também é utilizado para armazenar alimentos, já que é possível lavá-lo ou limpá-lo após o uso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article