PlayStation 4 Vs Xbox One: pontos fortes de cada console

Escrito por pedro santos
PlayStation 4 Vs Xbox One: pontos fortes de cada console
Os novos videogames foram anunciados na feira de games E3, nos Estados Unidos (Alberto E. Rodriguez/Getty Images News/Getty Images)

A briga entre as duas gigantes da tecnologia de games ganhou um novo capítulo com o lançamento dos consoles que estavam sendo aguardados há anos pela comunidade dos gamers pelo mundo. De um lado, a Microsoft anunciou o lançamento do Xbox One, que traz melhorias significativas em relação aos outros videogames lançados anteriormente pela empresa. De outro, a Sony investiu na quarta versão do Playstation, apostando naquilo que o usuário já estava acostumado e também com inovações de interatividade e nas partidas online. O fim de 2013, quando os novos consoles serão lançados ao público, será o palco de uma grande batalha no setor de tecnologia.

Semelhanças

Entre as semelhanças dos dois novos produtos estão as características gráficas dos jogos. Por possuir configurações parecidas, tanto o Playstation 4 quanto o Xbox One não vão decepcionar na qualidade gráfica e potência visual de seus produtos. Ambos possuem mídia Blu-ray e resolução máxima de até 4K (4 mil pixels). Nos dois aparelhos, os joysticks também sofreram mudanças, mas seguem as características já conhecidas pelos usuários. O Playstation 4 recebeu um novo botão de compartilhamento e uma pequena tela touch, enquanto o controlador do Xbox ganhou um sistema mais eficiente de vibração. Ambos não causam estranheza para os jogadores habituados a outras versões dos consoles, o que facilita na adaptação ao novo modo de jogar.

PlayStation 4 Vs Xbox One: pontos fortes de cada console
Os joysticks foram criados para manter as características já conhecidas pelos usuários (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Xbox: concentração de mídias

O ponto forte do Xbox One está na estratégia que a própria Microsoft vem apostando para o futuro da empresa. O próprio título do console indica que o objetivo dos produtos da Microsoft será de concentrar comunicação, tecnologia e entretenimento em uma única plataforma. Sendo assim, o Xbox One estará conectado a serviços de internet, sobretudo o popular programa de troca de mensagens da Microsoft, o Skype. Além disso, é possível controlar o videogame por dispositivos de comandos de voz até formar grupos de bate-papo. A câmera presente no console é tão sensível que consegue reconhecer expressões faciais e até medir os batimentos cardíacos do usuário.

PlayStation 4 Vs Xbox One: pontos fortes de cada console
O Xbox One pretende ser uma estação de entretenimento (Kevork Djansezian/Getty Images News/Getty Images)

Playstation 4: compatibilidade

Na guerra entre os games, a Sony levou vantagem ao permitir que o novo console seja compatível com os jogos lançados em versões anteriores do Playstation. Assim, o usuário conseguirá rodar games já adquiridos no Playstation 3. Já a Microsoft exige uma conexão à internet constante para atualizar os jogos ou fazer registros online. Além disso, o Xbox não permite a compatibilidade entre jogos antigos e nem a possibilidade de troca de jogos entre amigos. Sendo assim, jogos do Xbox 360 não funcionarão no novo Xbox One. O Playstation 4 também sai ganhando no preço. O novo videogame custará US$ 399, enquanto o Xbox One custará US$ 499.

PlayStation 4 Vs Xbox One: pontos fortes de cada console
O Playstation 4 permite rodar jogos em versões antigas (Kevork Djansezian/Getty Images News/Getty Images)

Jogos exclusivos

Um grande diferencial na hora de escolher um novo console está na franquia dos jogos que serão lançados para cada plataforma. A Microsoft aposta em franquias exclusivas como o jogo World of Tanks e Ryse - Son of Rome, jogo de ação com visual de tirar o fôlego. Já a Sony traz como ponto forte os chamados "indie games", que são jogos produzidos por estúdios pequenos e independentes. os jogos exclusivos da Sony também são mais numerosos. Entre os destaques está a franquia de tiro Killzon e Knack, um jogo de aventura com visual semelhante às animações 3D dos estúdios Pixar.

PlayStation 4 Vs Xbox One: pontos fortes de cada console
Os jogos exclusivos também são pontos fortes entre os dois consoles (Alberto E. Rodriguez/Getty Images News/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível