Por que os plugues de aparelhos elétricos esquentam?

Escrito por david sandoval | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os plugues de aparelhos elétricos esquentam?
Uma tomada superaquecida pode representar um perigo para a segurança. (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Todos os dias, as pessoas usam aparelhos elétricos para ajudá-las a realizar tarefas domésticas rapidamente. Um aparelho elétrico recebe eletricidade por meio de seu plugue, em uma tomada. Como uma parte da eletricidade que o aparelho recebe é perdida por dissipação de calor, o plugue pode ficar quente ao tocá-lo. Entretanto, um plugue que esteja quente ao toque pode representar um perigo para você e para o seu lar.

Outras pessoas estão lendo

Dissipação de calor

Aparelhos elétricos que possuem motores utilizam eletricidade para criar força eletromotriz. Aparelhos elétricos -- o que inclui todos os dispositivos que possuem transístores -- utilizam tanto tensão quanto corrente elétrica para controlar microchips de computador, amplificar sinais de corrente alternada (AC) ou converter corrente alternada em corrente contínua (DC). Quando a corrente elétrica atravessa um componente elétrico ou eletrônico, parte dessa corrente, ou força, se perde por dissipação de calor. Como todos os materiais que conduzem eletricidade oferecem alguma resistência elétrica, mesmo os materiais mais condutores, como cabos de eletricidade e os pinos de metal do plugue de alimentação geram alguma dissipação de calor.

Causas de plugues quentes

Mesmo sendo usual que um aparelho elétrico aqueça, não é normal que um plugue de alimentação fique quente. O calor gerado pela passagem de corrente elétrica por um corpo eletricamente resistente chama-se "aquecimento ôhmico". Se um plugue ou tomada estiver frouxo, a corrente elétrica desse plugue ou tomada tem de passar por uma área de alta resistência elétrica para completar o circuito. Para fornecer energia suficiente para fazer o aparelho funcionar, mais eletricidade deve atravessar o plugue ou tomada para alcançá-lo. A maior parte da força excedente é convertida em calor dissipado, e o plugue se torna quente ao toque. Falhas elétricas internas no aparelho, como um curto-circuito ou uma conexão elétrica indevidamente aterrada, também podem levar o aparelho a atrair mais força elétrica do que o necessário, aquecendo-o em excesso.

Perigos

Um plugue que esteja muito quente ao toque pode representar perigos de incêndio e de choque elétrico. Se um plugue superaquecido estiver próximo a materiais inflamáveis, como cortinas, móveis de madeira ou papel, ele pode inflamar esses materiais, iniciando um incêndio. Do mesmo modo, plugues superaquecidos podem danificar o material isolante que envolve os seus pinos ou os fios do cabo de eletricidade. O isolamento danificado pode expor os condutores de metal do cabo elétrico, ocasionando perigo de choque.

Como agir

Se o plugue de um aparelho elétrico estiver quente ao toque, desligue o disjuntor -- ou remova o fusível -- da tomada em que o aparelho estiver plugado. Aguarde alguns minutos até que o plugue esfrie antes de removê-lo da tomada. Não ligue o aparelho em outra tomada. Se o problema que ocasionou o superaquecimento do plug for aparentemente uma tomada frouxa, talvez seja o caso de chamar um eletricista para examiná-la e substituí-la, se necessário.

Por que os plugues de aparelhos elétricos esquentam?
Desligar o disjuntor corta a eletricidade do respectivo circuito (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível