A pneumonia pode causar nódulos pulmonares?

Escrito por timothy dodson | Traduzido por gabriela bazzo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A pneumonia é uma inflamação em um ou em ambos os pulmões. Ela é uma doença séria que, em alguns casos, pode levar à morte. Os nódulos pulmonares são formações pulmonares que geralmente são benignas, mas que podem ser um início de câncer pulmonar. Há procedimentos médicos disponíveis que podem diagnosticar a tratar a pneumonia. Outros testes podem identificar a idade e o tamanho do nódulo pulmonar e determinar se ele é ou não canceroso. A pneumonia comum não foi identificada como possível de causar nódulos pulmonares.

Detalhes

Os nódulos pulmonares geralmente são menores do que 25 mm de diâmetro, de acordo com o site MayoClinic.com. Segundo o Centro Médico da Universidade de Rochester, os nódulos geralmente aparecem, em médica, em um de cada 500 exames de radiografia. De acordo com o site MedHelp, um nódulo que não muda de tamanho por dois anos é considerado estável. Ressonâncias magnéticas periódicas, durante esse intervalo, são usadas para monitorar quaisquer mudanças caso o nódulo seja canceroso.

Pneumonia

O caso mais comum de pneumonia é o infeccioso, geralmente bacteriano ou viral. Entre os possíveis sintomas, pode-se citar a dor no peito, a tosse, febre com calafrios e sudorese, dor de cabeça, dificuldades em respirar e fraqueza. Segundo o MedHelp, as opções de tratamento dependem da severidade da doença e da causa - se é bacteriana, viral ou outra. Além dos remédios, o tratamento geralmente envolve repouso e o consumo de muito líquido. Os sintomas podem persistir por mais de uma semana.

Nódulos pulmonares

Os nódulos pulmonares podem ser causados por cistos, infecções fúngicas, hematoma, histoplasmose, inflamação, tuberculose, tumores e problemas vasculares. Cerca de 40% dos nódulos pulmonares são cancerígenos, de acordo com a a Escola Médica da Universidade de Rochester. Nesses casos, a taxa de sobrevivência por cinco anos é de 50%, mas para nódulos de um centímetro ou menos, a taxa de sobrevivência salta para 80%.

Recomendações

"O diagnóstico precoce é de vital importância", segundo o Centro Médico da Universidade de Rochester. Os nódulos tendem a ser assintomáticos. No entanto, eles requerem monitoramento cuidadoso. Seu médico irá comprar seus exames que diagnosticam o nódulo com exames anteriores para determinar se ele está mudando de tamanho, forma ou aparência, indícios de que ele pode ser maligno.

Considerações

Não há absolutamente nenhuma prova de que a pneumonia comum não cause nódulos pulmonares, mas a literatura médica tem evidências muito escassas, se é que tem alguma, de que eles podem. Um estudo coreano encontrou uma associação, ainda que não seja uma conexão causal, entre a "pneumonia criptogênica organizante" e os nódulos pulmonares. Mas essa é uma forma rara e isolada de pneumonia. É claro que, caso você suspeite de um problema de saúde ou ache que a causa não está sendo identificada pelos médicos, você deve discutir suas preocupações com um profissional de saúde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível