Como saber se os pneus dianteiros estão desbalanceados

Escrito por chris stevenson | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
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Como saber se os pneus dianteiros estão desbalanceados
Os pneus devem ser balanceados regularmente para um melhor desempenho e economia de combustível (tires on water image by JoLin from Fotolia.com)

Os pneus de um veículo recebem a potência transmitida pelo motor e a transmitem para o solo acelerando, mantendo a velocidade ou freando. Eles vêm de fábrica perfeitamente redondos (simétricos) e o mais uniformes possível. Alguns ajustes para a distribuição de peso podem ser feitos depois que o pneu é montado no aro, com a adição de pequenos pesos de chumbo. E, caso ocorra perda de peso ou desbalanceamento de um pneu dianteiro, alguns sinais podem lhe avisar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Manual do proprietário
  • Calibrador
  • Registro de quilometragem (se possível)

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Instruções

  1. 1

    Sinta o volante em condições normais de condução. Se os pneus dianteiros estiverem desbalanceados haverá uma vibração perceptível no volante, que pode ser desconfortável. Essa vibração, sentida pelo motorista, será intermitente e começará em velocidades médias ou altas que normalmente começam em torno de 60 a 80 km/h. O volante vai "dançar" de um lado para outro em uma frequência rítmica.

  2. 2

    Aumente a velocidade do veículo, mas permaneça dentro do limite máximo permitido. Observe qualquer mudança na vibração do volante. Quanto maior a velocidade do veículo, maior a frequência rítmica. Às vezes, a oscilação pode desaparecer acima de certa velocidade, mas retornar quando a velocidade reduzir novamente, diminuindo a faixa de frequência.

  3. 3

    Leve seu carro a um mecânico credenciado para que ele inspecione os componentes de suspensão. Pneus sem peso suficiente na parte dianteira causarão uma vibração que é transmitida dos braços de controles de semieixo, superior e inferior aos outros componentes da suspensão. As rótulas do braço de controle superior e inferior receberão os primeiros impactos de vibração, em seguida, a vibração será transmitida para as buchas do braço de controle superior e então para os tirantes, a ligação e a direção. A vibração vertical constante causará desgaste prematuro nas rótulas, buchas e barras de tração, já que elas devem suportar um movimento adicional para cima e para baixo que provoca atrito desnecessário.

  4. 4

    Procure qualquer indicação de que as rodas dianteiras tenham pesos a menos. Busque silhuetas limpas, onde os pesos das rodas podem ter sido instalados no interior e no exterior do aro. Veja se há desgaste incomum, comparando os pneus dianteiros com os traseiros (se todos os pneus foram instalados novos). O movimento para cima e para baixo, produzido por um pneu desbalanceado deixa pedaços microscópicos de borracha na rodagem. Procure deformações na banda de rodagem que não podem ser atribuídos à deformação causada por choques.

  5. 5

    Observe qualquer diminuição recente na economia de combustível. Verifique se no seu contador de milhagem consta alguma discrepância. Pneus desbalanceados não giram suave e uniformemente, o que provoca manchas de fricção sobre toda a área da superfície do pneu. Isso diminui o atrito do veículo, relativa a potência para estrada, e causa o arrasto, o que faz com que o motor trabalhe mais para manter as melhores RPM. Mais combustível deve ser utilizado para rodar os pneus, resultando em redução da economia ótima do veículo.

  6. 6

    Use um calibrador para verificar a profundidade das bandas de rodagem dos pneus dianteiros. Coloque o ponteiro do medidor entre as bandas (no interior do vale) e pressione o indicador para baixo para começar a leitura. Consulte o manual do proprietário para a pressão mínima.

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