Pneus mais largos versus mais estreitos

Escrito por harry havemeyer | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pneus mais largos versus mais estreitos
As diferentes medidas de pneus oferecem diferentes características (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Existem várias larguras diferentes de pneus e, enquanto alguns motoristas preferem os efeitos estéticos de larguras diferentes, é importante considerar os prós e contras das diferentes larguras antes de comprar seus pneus. A largura pode se referir tanto à largura da seção do pneu, que altera a quantidade de borracha que entra em contato com o chão, ou à largura da parede lateral, que altera o perfil do pneu. A largura é, essencialmente, uma escolha de soma zero, ou seja, as vantagens dos pneus mais largos vêm ao custo das vantagens dos pneus mais estreitos.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens da largura de seção maior

Os pneus com uma largura de seção maior distribuem o peso do veículo sobre uma área maior, aumentando a tração, especialmente sob aceleração pesada. A área de contato maior desses pneus permitem a conversão eficiente de torque para o asfalto, além de diminuir a distância de frenagem. Por esse motivo, a maioria dos carros de corrida usa pneus de seção larga. A largura maior também permite que o pneu distribua o calor de forma mais uniforme ao longo da superfície de borracha, aumentando a vida do pneu.

Vantagens da largura de seção menor

Os pneus de seção mais estreita oferecem maior capacidade de giro e reduzem o risco de arrasto dos pneus durante o curso da suspensão ou manobras agressivas de curva. Os pneus mais finos, embora ofereçam uma área de contato menor com o chão, também diminuem a chance de ocorrer uma aquaplanagem perigosa, fazendo que a condução em tempo chuvoso seja mais segura. Em termos de conforto, os pneus mais estreitos oferecem mais conforto por reduzir a quantidade de imperfeições da rua que é transmitida ao motorista e aos passageiros. O ruído de rolagem também é menor com pneus de largura de seção menor.

Vantagens do perfil alto

Os pneus com parede lateral mais grossa, também chamados de pneus de perfil alto, possuem algumas vantagens de conforto e segurança. Eles são mais ajustáveis ao ar, permitindo maior versatilidade em ruas irregulares ou em uso off-road. A parede lateral mais grossa também protege as rodas de danos causados por buracos e de raspados no meio-fio, ao estacionar. Além disso, permite maior absorção de buracos e outras imperfeições, aumentando o conforto.

Parede lateral menor

Os pneus de parede lateral mais curta, também conhecidos como pneus de perfil baixo, oferecem características de dirigibilidade e passeio específicas. Os pneus de perfil baixo fornecem ao motorista mais informações da rua, pois há menos borracha entre as rodas e a superfície de condução; isso aumenta a capacidade do motorista de usar técnicas de condução táteis em situações de alta performance. Os pneus de perfil baixo também reduzem os efeitos da deflexão lateral, que também é chamada de dobra do pneu; isso favorece a dirigibilidade e a segurança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível