×
Loading ...

Como saber se os pneus são unidirecionais

Atualizado em 19 julho, 2017

Um pneu unidirecional também é conhecido como direcional, o que significa que o padrão de seus sulcos foi feito para girar em apenas um sentido. Ao usá-los, não se deve fazer o rodízio cruzado, e o desgaste deste tipo de pneu costuma ser mais acentuado. Porém, eles costumam oferecer melhor tração em terreno escorregadio. A maior parte dos pneus dos carros são simétricos ou não-direcionais.

Instruções

Os pneus podem ser direcionais ou simétricos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Leia as informações da parede lateral do pneu. Há duas marcações que indicam um pneu unilateral: uma seta, apontando para o sentido de rotação dianteira (neste caso, todos os pneus devem ter a seta virada para a frente do veículo), ou as palavras "Lado externo".

    Loading...
  2. Veja o padrão dos sulcos do pneu, pois este tipo de pneu costuma ter sulcos em forma de V, enquanto os dos pneus simétricos são invertidos de um lado e do outro do pneu, mantendo a mesma superfície de contato com a rua, independentemente do sentido de montagem.

  3. Inspecione todos os pneus do seu veículo. Não assuma que são todos unidirecionais ou não, especialmente se tiver comprado o carro usado. É possível ter pneus diferentes, direcionais e não-direcionais, no mesmo veículo. Apesar de um pneu unidirecional montado incorretamente não ser necessariamente um perigo, comprometerá o desempenho do pneu e deve ser corrigido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...