A PNL pode ajudar o TOC?

Escrito por sheryl walters | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A PNL pode ajudar o TOC?
O TOC se caracteriza por pensamentos e atitudes constantes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O transtorno obsessivo-compulsivo, também conhecido como TOC, se caracteriza por pensamentos e ações constantes. Eles poderão variar desde ficar puxando o cabelo o tempo todo até uma obsessão por limpeza ou uma preocupação constante quanto à porta estar trancada. O distúrbio causa grande sofrimento e faz seu portador se prender às suas obsessões. É comprovado que a programação neurolinguística, ou PNL, pode reverter os padrões de pensamento subjacentes ao distúrbio.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas do TOC

A maioria dos portadores de TOC tem pensamentos que se emergem constantemente e que não param, não importa o quanto se quer que vão embora. Eles poderão compreender uma preocupação excessiva com germes, doenças ou segurança, e poderão se manifestar através de uma lavagem constante das mãos ou faxinas a todo momento. Os pacientes poderão ainda conferir constantemente algumas coisas, como é o caso daqueles que verificam a todo momento se a porta está trancada: o medo e incerteza crônica pode se manifestar mesmo que a porta tenha sido trancada dois minutos antes. Pode haver ainda movimentos característicos, como piscar os olhos, bater os pés ou mover a cabeça repetidamente.

O que é a programação neurolinguística

PNL é uma terapia alternativa baseada na linguagem que reeduca as pessoas. Ela as torna mais cientes de si e dá a elas o controle sobre seus pensamentos e atitudes para superar seus padrões mentais e emocionais. O terapeuta praticante se comunica com o paciente de maneiras específicas, a fim de ajudá-lo.

Controle sua mente para ela não controlar você

Os portadores do TOC são controlados por suas mentes, o que os faz se preocuparem demais e, por isso, precisam efetuar certas tarefas para se acalmar. O problema é que eles não se sentem melhor depois de concluí-la e, portanto, devem repeti-la copiosamente. A PNL oferece técnicas para lidar com esses pensamentos limitadores, logo a pessoa saberá como se portar quando eles emergirem. Alguns podem até mesmo se livrar por completo deles. Aos pacientes é apresentada uma nova maneira de pensar e de sentir em um nível inconsciente e profundo.

A hipnose e a PNL podem realmente curar o TOC?

Embora garantir a cura nunca seja uma atitude muito profissional, a PNL tem ajudado milhões de pessoas a mudar seus padrões indesejados e conseguiu acalentar muitos portadores do TOC. Ela pode ajudar a retreinar a mente, quebrar padrões e fazer sentir a vida de maneira mais positiva. O escopo do tratamento é dar aos pacientes a oportunidade de deter o controle de suas vidas.

Quanto tempo é necessário para tratar o TOC com a PNL?

Em média, são necessárias sessões de três a quatro horas para tratar o transtorno. Como cada indivíduo é único, os resultados poderão variar. Alguns portadores se livraram do problema em poucas sessões, e alguns casos mais complicados precisam de mais. Há ainda pacientes que desejam algumas consultas a mais para solucionar problemas subjacentes e relacionados para obter o melhor bem estar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível