Casa

Como podar um abacateiro

Escrito por ehow contributor | Traduzido por fernanda lemi
Como podar um abacateiro

Dicas de poda

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Os abacateiros possuem crescimento lento, mas geralmente precisam de poucos cuidados para se tornarem cheios e fortes. Abacateiros jovens requerem um pouco mais de cuidados do que as árvores adultas grandes, e com algumas podas você pode ajudar a estimular e a acelerar o crescimento da árvore. Antes de cortar sem rumo, é importante entender as necessidades de poda de um abacateiro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Retire a madeira morta ou danificada do abacateiro a qualquer hora para ajudar a estimular o crescimento e evitar mais danos à árvore. A exceção é a madeira danificada pelo congelamento, pois o que pode parecer morta nos meses de inverno, na verdade pode se renovar na primavera. Se você acredita que o dano foi causado por congelamento, espere para podar a árvore até a primavera, para poder determinar onde e o quanto cortar.

  2. 2

    Pode a árvore com moderação, a não ser que a madeira esteja morta ou danificada. Tente remover a menor quantidade possível de madeira e folhas verdes e saudáveis. A poda não deve ser realizada no final do verão ou no início da primavera. Contudo, a árvore pode ser podada em qualquer outra época do ano.

  3. 3

    Estimule o crescimento fazendo cortes o mais próximo possível de um ramo lateral. Se ramos grandes forem removidos durante a poda, todo o abacateiro será estimulado a crescer. Porém, os ramos grandes devem ser removidos somente se absolutamente necessário. Cortes menores pela árvore estimularão o crescimento perto dos próprios cortes.

  4. 4

    Evite o crescimento irregular, comum em abacateiros, podando árvores jovens conforme elas crescem. Você pode ajudar a dar forma à árvore cortando as extremidades das pontas dos galhos ou aparando um pouco dos brotos verticais das gemas apicais. Repetir esses passos regularmente durante os primeiros anos de crescimento e desenvolvimento ajudará a árvore a obter uma figura uniforme e compacta.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media