Quando podar a grama-preta?

Escrito por faith mcgee | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A grama-preta é uma planta ornamental popular que geralmente é cultivada em torno de canteiros. Na verdade, essa planta não é tecnicamente uma gramínea, mas um membro da família dos lírios. Como ela pode se disseminar além de seu local de plantio, é importante contê-la antes que ela ocupe o espaço de outras plantas. Faça a poda no momento apropriado para garantir a redução de danos causados à grama-preta.

Outras pessoas estão lendo

Por que podar a grama-preta?

A grama-preta leva algumas estações para se disseminar totalmente, caso você a tenha plantado para cobri o solo. Normalmente, durante esse tempo, a planta não precisa de podas, a menos que seja necessário eliminar as folhas doentes ou danificadas. O apodrecimento das raízes, causado pelo fungo Pythium splendens, é a doença mais comum que afeta essa planta. Verifique se há uma descoloração amarela nas pontas das folhas. À medida que a doença se espalha, ela faz com que as folhas fiquem marrons. A poda imediata das áreas afetadas é essencial antes que a doença atinja outras plantas. Você também pode aplicar um fungicida para tratá-las, mas o controle desse tipo de apodrecimento das raízes é difícil. Outra razão para podar a grama-preta é para estimular o crescimento da grama recém-plantada. Além disso, se for cultivada em outras áreas de plantio, ela deve ser podada para controlar sua propagação.

Quando podar a grama-preta

A grama-preta não se desenvolve bem em climas frios que atingem temperaturas abaixo de zero; ela prefere regiões em que o inverno seja ameno. É por essa razão que ela não deve ser podada no final do outono ou durante o inverno. Isso provoca um choque térmico na planta, o que a torna mais vulnerável aos elementos. Escolha um momento durante a primavera para fazer a poda. Caso você more em uma região fria, espere a última geada passar para dar bastante tempo para a grama-preta recuperar-se e crescer durante o verão. Para impedir que a planta sofra durante os meses de inverno rigoroso, espalhe sobre ela uma camada de 10 cm de cobertura de solo ainda no outono, a fim de protegê-la do frio.

Como podar a grama-preta

Ao podar as partes doentes da planta, mergulhe a tesoura em uma mistura de 70% de álcool isopropílico e 30% de água para evitar a propagação da doença. Corte logo abaixo da área afetada da folha e lembre-se de remover todas as aparas e colocá-las em um saco. A grama-preta que tiver sucumbido ao apodrecimento das raízes deve ser completamente removida, portanto, puxe a base da planta para arrancá-la do solo. No caso de uma grama recém-plantada, cujo crescimento você pretende estimular, basta apará-la uma vez a cada estação. No entanto, as pontas das folhas terão uma aparência irregular que geralmente não é esteticamente agradável. A grama-preta que estiver crescendo fora de seu local de plantio pode ser podada ou transplantada; a poda tende a resultar em uma luta contínua contra a grama, por isso é melhor levá-la para outro local.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível