Mais
×

Como podar o kiwizeiro em uma treliça

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O kiwizeiro é uma trepadeira fértil e resistente, que produz grandes quantidades de kiwis. Em uma única estação, essa trepadeira pode alcançar a altura de 6 m e produzir de 25 a 45 kg de fruta. Essa planta não é autopolinizadora e, por isso deve-se plantar uma trepadeira macho, no mínimo, que polinizará até oito plantas fêmeas.

Instruções

Como podar o kiwizeiro (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Pode o kiwizeiro no inverno, em Junho ou Julho, antes do crescimento de novas flores. Os horticultores do estado do Ohio, nos Estados Unidos sugerem que se faça uma poda intensa nesses meses, pois a planta libera uma substância pegajosa assim que começa a crescer na primavera.

  2. Prenda a trepadeira principal do kiwizeiro na treliça com fibra de cânhamo ou barbante para jardinagem. Isso promoverá uma estrutura adequada e o suporte necessário à trepadeira durante a estação de crescimento mais intensa.

  3. Apare os brotos do tronco principal para manter a trepadeira em um formato agradável, pois ela crescerá muito. Se sua planta atingiu a altura adequada, você deverá aparar o topo da vinha principal e todos os galhos laterais, excepto os que tiverem de dois a quatro brotos.

  4. Termine a poda inicial de inverno, aparando quaisquer partes da trepadeira que produziram fruto na última estação, pois a fruta do kiwizeiro é produzida a cada estação. Remova todos os descartes da poda para uma área de compostagem.

  5. Pode novamente o kiwizeiro antes de florescer no final de novembro, aparando as vinhas emaranhadas e removendo os novos brotos que não produziram flor. Como as trepadeiras liberarão uma substância pegajosa, utilize sempre luvas para não ficar com as mãos viscosas.

  6. Apare as vinhas ao longo da estação sempre que necessário, para impedir o emaranhamento e o crescimento excessivo da planta. Tente mantê-la com uma forma agradável e não permita que o novo crescimento esconda a fruta ou torne difícil a colheita dos kiwis maduros.

Dicas

  • O kiwizeiro resistente é mais tolerante às baixas temperaturas do que o kiwizeiro normal, tendo por isso capacidade para suportar temperaturas de inverno, até mesmo sem proteção.
  • Se você reside em uma região sujeita a frio, proteja o kiwis com um aquecedor elétrico no inverno ou enrole-os em plástico.
  • Para impedir que sua trepadeira cresça sem monitoramento, faça uma segunda poda após a floração e mantenha a vinha controlada durante a estação, aparando novos crescimentos.

Aviso

  • A fruta do kiwizeiro precisa de um solo bem drenado para impedir o apodrecimento de suas raízes.
  • Não deixe as vinhas do kiwizeiro se entrelaçarem na treliça.

O que você precisa

  • Tesoura de poda
  • Luvas de jardinagem
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article