Quando podar um pé de lavanda?

Escrito por bonnie grant | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando podar um pé de lavanda?
A lavanda pode ser ressecada e utilizada na aromaterapia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A lavanda é uma erva em formato de arbusto que pode atingir o tamanho de uma árvore pequena se não for podada. Sem a poda anual, o pé de lavanda fica esticado e lenhoso e começa a perder flores lentamente. Essa planta produz pináculos de flores roxo-claras na primavera que perfumam o ar e atraem abelhas e outros insetos. Plantas como a lavanda não devem ser podadas nas estações mais frias, pois os cortes estimulam novos crescimentos que podem ser danificados ou mortos pelo tempo frio repentino.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

A lavanda é nativa das zonas mediterrâneas e prospera em lugares ensolarados, mas com solos inóspitos. Os solos rochosos, arenosos e de baixa fertilidade são locais apropriados para a lavanda. É fácil de cultivar e pode atingir mais de 60 cm quando madura. A lavanda possui vários galhos que crescem verticalmente a partir de uma coroa central. As folhas são pequenas, estreitas e de uma cor verde-acinzentada. A planta possui caules lenhosos com uma casca escamosa que descasca. A lavanda é perfeita para um jardim xeriscape ou áreas quentes, ensolaradas e negligenciadas da paisagem.

Tempo

Pode a lavanda no início da primavera. Alguns jardineiros, no entanto, preferem podá-la no outono, para que esteja pronta para um novo crescimento na primavera. Isso pode ser um problema em áreas que atingem temperaturas abaixo do zero e contribui para a morte dos novos brotos. De forma semelhante, a poda na primavera pode resultar na remoção dos novos brotos e dos botões de flores se for feita no final da estação. Podar plantas perenes é sempre arriscado por causa do tempo. É melhor conhecer o seu clima para poder tomar uma decisão informada sobre quando podar o seu pé de lavanda. Em geral, tente podar plantas que florescem na primavera, como a lavanda, quando aparecerem os primeiros botões verdes. Você também pode cortar as flores gastas ou murchas depois que a planta acabar de florescer.

Método

Não corte a lavanda na base. Os caules lenhosos não rebrotarão e você ficará com um toco de madeira escamosa. A lavanda produz novos crescimentos nas pontas dos crescimentos da estação anterior, então não é bom remover toda a folhagem, ou você ficará com um toco. Remova até um terço do crescimento verde da lavanda. Após a planta ter florescido, molde-a removendo as flores de até três ou cinco nós do caule. O momento para moldar a planta e reduzi-la a um tamanho gerenciável é após o florescimento. Isso dá à planta o verão inteiro para restabelecer-se e produzir um novo crescimento. O novo crescimento terá tempo para maturar antes do inverno, poupando a planta dos danos.

Cultivo

A lavanda é utilizada como erva aromática, em chás e em temperos. Você pode cortar as flores de lavanda para o cultivo no início do verão, logo quando as flores estiverem se abrindo. De manhã é o melhor horário para cultivar a lavanda, para evitar as abelhas que atacam essa planta. Corte cada haste individual logo acima do nó. Isso impedirá que a planta fique salpicada de hastes ressecados e feios. Nas áreas com longas estações de crescimento, talvez seja possível obter uma segunda floração da planta após remover as flores. Seque as flores pendurando-as ou utilize-as frescas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível