Mais
×

Como podar a planta bico-de-papagaio

Atualizado em 18 março, 2017

Os bicos-de-papagaio são mais frequentemente associados com a época natalina, por causa da aparência do vermelho brilhante deles. Depois das flores vermelhas começarem a morrer, elas não ficarão vermelhas novamente se não for tomado o cuidado devido com a planta. Para ajudá-las a ficarem vermelhas novamente, é preciso podá-las, além de dar os cuidados devidos à planta.

Instruções

Com o cuidado adequado, o bico-de-papagaio pode florescer de novo (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Transplante a planta de bico-de-papagaio para um vaso que seja 2,5 a 5 cm maior que o vaso anterior para permitir o crescimento. Nesse estágio, a sua planta pode continuar crescendo, mas não mudará de cor. Use a terra rotulada como solo para envasamento para obter resultados melhores.

  2. Pode a planta, de modo que a única parte restante esteja a 15 cm do solo. A poda é melhor feita se realizada em setembro, quando a parte colorida da planta tiver morrido.

  3. Cuide da planta em um local interno, como faria com qualquer outra planta de casa, regando-a conforme o necessário para manter o solo úmido, e fertilizando-a a cada duas semanas. Mantenha a planta em um local ensolarado, onde a temperatura seja de 15,5 ºC ou superior.

  4. Coloque a planta fora de casa quando ela puder receber sol e sombra durante o dia, após o risco de geadas ter passado.

  5. Pode todos os brotos novos para que fiquem com cerca de 10 cm, sempre que cresçam e fiquem além desse tamanho. Cada broto novo deve ser deixado com três ou quatro folhas, e pare de podar em meados de fevereiro.

  6. Traga as plantas de volta para dentro de casa em fevereiro, e passe a colocá-la em um local sem luz, como um armário ou um cômodo sem janelas, diariamente entre as 20:00 e as 5:00 horas. Ao colocar a planta em locais escuros durante esses horários, permite-se que elas mudem de cor em junho.

Dicas

  • Algumas plantas de bico-de-papagaio não florescem tão bem da segunda vez.

O que você precisa

  • Tesoura comum ou de poda
  • Terra
  • Vaso grande
  • Água
  • Fertilizante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article