Mais
×

Como podar plantas podocarpus jovens

Atualizado em 22 novembro, 2016

Podocarpus é uma árvore persistente, normalmente podada severamente e cultivada como arbusto ou cerca-viva. Se deixada por conta própria, ela poderá crescer até 15 m de altura, mas, ao ser podada, terá um perfil muito menor, sendo mantida entre 1,80 m e 2,50 m de altura. De acordo com jardineiros da University of Florida (Universidade da Flórida, EUA), o uso de podadoras elétricas faz com que a podocarpus tenha uma aparência artificial, mas a aparência é aprimorada através de corte manual seletivo.

Instruções

Tesouras de jardim adequadas facilitam a poda (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Pode podocarpus jovens, antes da primeira brotação de crescimento na primavera. Elas podem ser podadas em qualquer época do ano, mas a poda de inverno é mais fácil, porque a planta cicatrizará mais rápido. Use tesouras afiadas para não esmagar os galhos durante o corte.

  2. Remova quaisquer galhos mortos ou quebrados. Isso ajuda a manter a podocarpus saudável. Uma planta jovem não deverá ter nenhum desses galhos problemáticos, mas poderá ter algum, então cheque cuidadosamente. Retire também galhos que mostrem sinais de infestação de insetos.

  3. Pode o topo de uma podocarpus muito jovem para evitar que cresça muito. Não corte mais do que o terço superior do tronco. Cortá-lo além disso poderá danificar a árvore. Uma planta de 45 cm de altura deverá ser podada mantendo 30 centímetros.

  4. Verifique os brotos nos galhos que deseja podar antes de cortar. Corte os ramos apenas até a extremidade seguinte a um par de brotos. A forma como estarão crescendo nos galhos o ajudará a determinar qual direção o novo crescimento tomará. Brotos voltados para cima normalmente se tornarão galhos com crescimento ascendente, enquanto que aqueles situados na parte inferior dos galhos provavelmente crescerão para baixo.

  5. Pode galhos que façam a podocarpus ficar assimétrica ou pouco atraente. Um dos propósitos da poda é desenvolver a árvore de forma atrativa, melhorando a paisagem; por isso, mantenha a aparência desejada para a planta em mente enquanto executa o corte.

  6. Alcance a parte interna da planta e recorte alguns galhos próximos ao tronco. Remova qualquer galho que estiver crescendo na direção incorreta, como aqueles que cruzam outros galhos. Quando o novo crescimento iniciar, ele preencherá a área interna da planta, dando à podocarpus uma aparência completa e saudável, enquanto se desenvolve.

Dicas

  • Para dar forma de árvore a uma podocarpus, pode os galhos inferiores, enquanto permite o crescimento da parte superior.

Aviso

  • Podar uma podocarpus jovem muito próximo ao inverno resultará em um novo crescimento que não terá capacidade de resistir a baixas temperaturas. Os galhos novos morrerão e, possivelmente, a planta inteira morrerá ou ficará atrofiada, como resultado. Faça a poda no princípio do ano, para melhores resultados.

O que você precisa

  • Tesoura de poda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article