As pessoas podem contrair tosse de canil?

Escrito por beau keyes | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As pessoas podem contrair tosse de canil?
A tosse de canil é uma uma condição séria que afeta cães de todos os tipos e tamanhos (everystockphoto.com)

Muitas pessoas que adoram cães sabem o que é a tosse de canil. É uma condição séria que afeta cães de todos os tipos e tamanhos, mas o que também pode preocupar é o perigo potencial que ela oferece às pessoas. Médicos e pesquisadores têm opiniões diversas quanto a tosse de canil ser transmissível a humanos, mas independentemente disto, ela pode ser facilmente tratada com medicamentos.

Outras pessoas estão lendo

O que é a tosse de canil?

Tosse de canil é o nome popular para o problema respiratório mais comum em cães que afeta as vias respiratórias superiores, a traqueobronquite. A doença afeta mundialmente um grande número de animais ao longo de suas vidas. A tosse de canil normalmente começa com uma tosse seca, seguida de engasgos e secreção nasal aquosa. Casos amenos da doença não chegam a abater os cães, sendo que eles continuam a comer, a beber e a permanecer tão ativos quanto antes. Casos mais sérios podem apresentar sintomas mais severos como febre, pneumonia, letargia e, em alguns casos, pode levar à morte.

As pessoas podem contrair tosse de canil?
Tosse de canil é o nome popular da traqueobronquite

Risco às pessoas

Um dos mais comuns agentes causadores da traqueobronquite é a Bordetella bronchiseptica. Este agente foi relacionado a infecções respiratórias em pessoas, especialmente aquelas rotuladas com sendo de alto risco, incluindo pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, mulheres grávidas e crianças. Nem todos os cientistas estão convencidos de que a doença pode ser passada a humanos, sendo que não é clara a evidência de se a doença realmente ocorre quando há exposição aos cães.

As pessoas podem contrair tosse de canil?
Nem todos os cientistas estão convencidos de que a doença pode ser passada a humanos

Prevenção

A melhor forma de se prevenir a doença é prevenindo o contato com um cão. O método de transmissão mais comum é entre cães, principalmente filhotes, e geralmente ocorre quando há contato com canis ou instalações de hospedagem para cães. Os cães devem ser vacinados, embora seja importante entender que vacinas raramente oferecem uma proteção completa. Minimizar o contato com outros cães é uma medida preventiva adicional.

As pessoas podem contrair tosse de canil?
A transmissão mais comum ocorre entre cães

Tratamento

O tratamento da doença para pessoas e para cães é bem parecido. As formas mais amenas e comuns da doença são geralmente tratadas com antibióticos, mas em muitos casos, supressores de tosse são usados para ajudar a controlar os sintomas moderados. Casos severos são imediatamente tratados com antibióticos. Esteroides e supressores de tosse não são comumente usados em casos mais severos, uma vez que podem inibir a habilidade natural do sistema imunológico de reagir à doença e poderiam favorecer o aparecimento de doenças mais graves, como a pneumonia.

As pessoas podem contrair tosse de canil?
As formas mais amenas e comuns da doença são geralmente tratadas com antibióticos

Conclusão

A tosse de canil é uma preocupação séria tanto para cães como para pessoas. Qualquer que seja a causa ou fonte transmissora, trata-se de uma doença respiratória que deve ser levada a sério. Se um caso for diagnosticado, ele deve ser tratado o mais rápido possível.

As pessoas podem contrair tosse de canil?
A tosse de canil é uma preocupação séria tanto para cães como para pessoas (Bec Parsons/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível