×
Loading ...

Pode-se administrar água com açúcar para cachorros?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os filhotes, especialmente os de pequeno porte ou os toys, são suscetíveis às baixas taxas de açúcar no sangue, uma condição que pode ser tratada com água e açúcar. Tais níveis são perigosos nessa fase canina, uma vez que podem resultar em convulsões e morte.

As raças de pequeno porte, como os Yorkies, são mais suscetíveis à hipoglicemia (Image by Flickr.com, courtesy of Regenia Brabham)

Hipoglicemia

A água com açúcar é um tratamento que pode salvar vidas. Isso ocorre no caso de filhotes em que os sistemas falharam na regulagem da glicose, uma condição chamada hipoglicemia. Os cães com menos de quatro meses são mais propensos a precisarem dessa solução como uma dieta suplementar.

Loading...

Suplementação

A água com açúcar para filhotes pode ser feita com açúcar comum, Karo, mel ou suplementos alimentares. Misture os produtos adocicados com água e dê ao animal com um conta-gotas ou esfregue na língua e gengivas.

O açúcar pode salvar a vida de um filhote de cachorro (Image by Flickr.com, courtesy of David Goehring)

Sintomas

Os filhotes que sofrem de hipoglicemia e estiverem com uma urgência de água adocicada exibirão fraqueza, desatenção, tremulação e desorientação. Sem essa mistura, a hipoglicemia progredirá muito rapidamente a uma inércia, convulsões e morte.

Prevenção/solução

Muitos criadores recomendam que os filhotes recebam água com açúcar ou outro líquido adocicado todos os dias até que completem no mínimo quatro meses de idade. É ainda importante administrar uma dieta equilibrada a cada quatro horas.

Dosagem preventiva

Para filhotes, a dose diária sugerida é de duas colheres de sopa de mel (ou de um adoçante similar) com meio copo de água. Os filhotes podem ainda ingerir uma mistura com duas colheres de sopa de manteiga de amendoim misturada com mel em pequenas porções durante o dia.

Quando precisar de um especialista

As raças de pequeno porte, como os Chihuahuas e os Yorkshire Terriers são mais propensos à hipoglicemia. Essa condição pode evoluir à morte muito rapidamente, por isso, chame um veterinário imediatamente se o açúcar não ressuscitar o filhote.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...