Pode-se usar alumínio anodizado em um Cooktop de cerâmica?

Escrito por cassie damewood | Traduzido por philipe oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pode-se usar alumínio anodizado em um Cooktop de cerâmica?
utensílios de alumínio anodizado podem ser usados em cooktops de cerâmica com queimadores sob a superfície (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Cooktops de cerâmica e de vidro têm queimadores submersos sem reentrâncias ao redor deles para cair sujeira, gorduras ou comida. Eles dão à cozinha um ambiente limpo e bem acabado, além de serem fáceis de limpar. O acabamento delicado nesses tipos de cooktops, entretanto, pode ser facilmente arranhado por alguns tipos de utensílios da cozinha. Alumínio anodizado está entre os tipos de utensílios recomendados para cooktops de cerâmica.

Outras pessoas estão lendo

Características do alumínio anodizado

O tipo de utensílio de alumínio original possui excelentes características de condutância de calor, mas é tão leve que tende a se desgastar com o uso e apresentar pontos corroídos com o tempo. O alumínio anodizado é feito de um metal de maior calibre que é endurecido por imersão numa solução de electrólito seguido por um disparo de uma corrente elétrica através do metal fundido. Esse processo de tratamento torna o alumínio anodizado à prova de deformação, corrosão ou desgaste e adiciona um peso maior às frigideiras e panelas, mantendo-as em uma posição mais nivelada com a fonte de calor do cooktop. Diferente do utensílio de alumínio original, o alumínio anodizado pode ser usado no preparo de pratos com ingredientes ácidos como tomate, cítricos e vinagre sem se preocupar com liberação de alumínio no alimento.

Utilidade do cooktop de cerâmica

Devido os utensílios de alumínio anodizado possuírem fundos planos, isso permite um bom contato com o cooktop de cerâmica além de ajudar na boa captação de calor dos queimadores ocultos. Este material conduz o calor muito bem para os lados e fundo das frigideiras e panelas e, também, mantém o calor. Embora as suas partes inferiores lisas risquem a superfície do fogão, os fundos podem deixar um resíduo metálico ou marcas que se assemelham à riscos, mas eles podem ser removidos com uma solução suave de limpeza para vidros.

Precauções

Antes de usar os utensílios de alumínio anodizado em cooktops de cerâmica, sempre passe a mão no fundo das panelas e frigideiras para certificar que o fundo está perfeitamente liso e livre de partículas de comidas secas aderidas que podem riscar a superfície do fogão. Pequenas avarias e riscos geralmente podem ser retirados com lã de aço fina, uma lixa comum ou uma lixa de unha diamante. Não use utensílios que possuam nomes do fabricante ou marca estampados no fundo em gravação, eles podem causas arranhões.

Outros materiais de utensílios para cozinha

Já que o contato integral é sinônimo de cozimento homogêneo nos cooktops de cerâmica, as panelas pesadas e caçarolas feitas de camadas ou revestidas de aço inoxidável, ferro fundido esmaltado ou de ferro comum funcionam tão bem quanto o alumínio anodizado. Como o alumínio leve, o aço inoxidável de camada única normalmente faz um contato desequilibrado, resultando em pontos quentes, comida presa ou queimada e refeições cozidas de forma desigual. Panelas de vidro fazem bom contato com as superfícies do fogão, mas é um pobre condutor de calor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível