Pode-se aplicar um outro revestimento em cima de um piso de madeira novo?

Escrito por chris deziel Google | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pode-se aplicar um outro revestimento em cima de um piso de madeira novo?
Se o piso novo não for brilhante, geralmente é possível revesti-lo novamente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os pisos pré-fabricados costumam ter um acabamento extremamente durável, e alguns são garantidos por 20 anos ou mais. Se o caso não for esse e o acabamento não for tão durável ou tenha ficado danificado durante a instalação ou a mudança, no entanto, é possível resolver isso. Não importa que tipo de acabamento esteja sobre o piso, normalmente ele pode ser recoberto. Ao lixar o revestimento antigo e aplicar uma outra camada, aumentará-se a aderência do piso.

Outras pessoas estão lendo

Materiais de acabamento

O acabamento em pisos desse tipo é aplicado em uma fábrica e é muito mais resistente do que uma aplicação manual. O revestimento é tipicamente um produto à base de uretano, com aditivos de óxido de alumínio sólido, para torná-lo mais durável. Também pode ser um epóxi de duas partes ou um produto de uretano que recebem um tratamento para a tornarem-se muito mais duros que o uretano convencional. Porém, não importa o quão rígido ele seja, o acabamento geralmente pode ser recoberto com um material similar. A maioria dos revestimentos manuais para pisos são baseados em uretano, sendo que esse composto, quando fresco, adere bem a uma superfície pré-existente composta da mesma substância ou de epóxi, embora uma segunda aplicação de abamento possa alterar a aparência do piso.

Preparação

Antes de recobrir um piso, remova o acabamento antigo com uma lixa. Ela perfura a superfície velha para melhorar a aderência da nova, além de ajudar a nivelar todas as imperfeições. Mesmo que a maior parte do piso novo esteja em bom estado, o uso da lixa é um precursor aconselhável do processo de recobrimento. Essa técnica é executada no chão, anexando uma tela de lixa número 120 a um amortecedor e passando-o sobre o piso. É possível alugar um equipamento desse em qualquer loja de aluguel de equipamentos de pavimentação, sendo possível utilizá-lo em qualquer tipo de piso, em menos de uma hora.

Aplicando um novo acabamento

Qualquer produto de poliuretano à base de água ou óleo deve ser compatível com o acabamento pré-existente, mas, devido à secagem mais lenta de produtos à base de óleo, esse tipo de produto se nivelará melhor e esconderá os defeitos que se está tentando esconder. Aplique-o com um aplicador de revestimento ponderado que pode ser arrastado ao longo da superfície do piso, ao invés de se usar um pincel. Um pincel provavelmente deixará marcas, especialmente com produtos à base de água, o que irá piorar significativamente a aparência do piso. Uma vez que esse recobrimento provavelmente está sendo aplicado para esconder defeitos da superfície do piso, uma camada pode ser suficiente para esse fim.

Considerações

Pelo fato do acabamento do piso pré-fabricado ser tão resistente, o recobrimento novo pode ser considerado como uma medida extrema, e deve-se considerar alternativas antes de recorrer a esse recurso. Se o seu piso novo está arranhado, muitas vezes é possível esconder os riscos com cera ou, no máximo, aplicando à mão um produto de acabamento transparente. Além disso, provavelmente é possível esconder os arranhões reorganizando móveis ou tapetes. Se o recobrimento for aplicado para mudar o brilho ou por algum outro motivo, teste uma pequena área antes de prosseguir. O novo acabamento pode não ter o efeito que se está procurando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível