Pode-se colocar placas de vinil em pisos de cimento?

Escrito por sarabeth asaff | Traduzido por kelly damasceno
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pode-se colocar placas de vinil em pisos de cimento?
Pisos de vinil são fáceis de instalar (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images)

Placas de vinil são um revestimento de piso durável e flexível frequentemente usado por proprietários que gostam de fazer projetos por conta própria. Muitos tipos de placas de vinil têm o verso autoadesivo, que faz a instalação ser limpa e fácil, enquanto os tipos de vinil que exigem cola requerem um pouco mais de esforço. Devido a essa facilidade de instalação, muitos proprietários instalam vinil em quase todas as superfícies, incluindo cimento. Mesmo que o vinil possa aderir a um piso de concreto ou cimento, nem sempre fica bom.

Outras pessoas estão lendo

Pisos úmidos

Pisos de cimento e concreto são frequentemente instalados em porões. Essas áreas podem ser ligeiramente úmidas ou molhadas, pois se assentam diretamente sobre o solo, absorvendo umidade de baixo para cima. Pisos de cimento e concreto também precisam de tempo para secar. Em qualquer um desses casos, placas de vinil podem não aderir ao cimento, o que fará com que as placas se soltem e descasquem ao longo do tempo. Certifique-se de que o piso esteja seco o suficiente, colocando-se uma placa para baixo durante 72 horas e tentando puxá-la para cima. Se a placa se destacar com facilidade, execute uma desumidificação ou instale uma membrana de impermeabilização no concreto primeiro.

Protuberâncias e elevações

Pisos de concreto podem ter protuberâncias, rachaduras, asperezas e pequenas elevações, principalmente se os pisos forem velhos. Enquanto isso não afeta a estrutura do piso, podem afetar a forma como as placas de vinil aderem e a aparência após a instalação. Placas de vinil são extremamente finas, bem como flexíveis. Aspereza, nódulos, fendas e pequenas protuberâncias no cimento vão aparecer e ser sentidas através do vinil. Protuberâncias significativas ou depressões no piso podem tornar mais difícil para o vinil aderir de maneira uniforme, fazendo com que as placas se soltem facilmente ao longo do tempo. Verifique o nivelamento do piso antes de instalar placas de vinil. Caso seja necessário, utilize um composto autonivelante para piso para nivelar o pavimento antes da instalação.

Alcalinidade

Cimento fresco possui uma alcalinidade elevada, o que reduz gradualmente à medida em que o cimento seca. Essa alcalinidade pode queimar materiais que são deixados em contato com ele por muito tempo, incluindo placas de vinil. Obtenha um kit de teste de alcalinidade e verifique os níveis de alcalinidade no cimento antes de instalar as placas de vinil. Compare a leitura na faixa do kit com as recomendações do fabricante da placa de vinil. Se os números forem altos demais, aguarde o cimento novo secar mais ou instale uma membrana de impermeabilização no cimento para selá-lo, antes de instalar o vinil.

Verifique a umidade

Mesmo que o piso de cimento esteja seco o suficiente para aceitar as placas de vinil, tome precauções contra a umidade no futuro, verificando as fontes de água próximas. Use silicone para vedar as áreas em torno das tubulações e de fissuras próximas à fundação, onde a água possa se infiltrar. Se possível, escolha uma placa de vinil tratada, para evitar o crescimento de fungos em casos de aumento de umidade ao longo do tempo ou um vazamento invisível que possa ocorrer. Use uma peça com cola separada, ao invés de uma placa autoadesiva, para obter uma melhor cobertura contra o cimento e prevenir danos causados ​​pela umidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível