Mais
×

Pode-se instalar a saída de ar de uma lareira do lado da casa?

Atualizado em 23 março, 2017

Existem duas maneiras de se instalar uma saída de ar para lareira na lateral de uma casa. A primeira escolha é comprar uma lareira com saída direta de ar e daí ventilar os subprodutos da queima de combustível através de um buraco na parede mais próxima. Esse processo é chamado de "ventilação direta". O método de ventilação direta só é aprovado para utensílios com suporte a ventilação direta.

A outra alternativa é fazer com que a tubulação da chaminé passe por uma parede lateral próxima. O tubo da chaminé é instalado separadamente, na altura necessária. Daí o exaustor da lareira é conectado ao tubo da chaminé através de um adaptador.

. (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Método de ventilação direta

Existem algumas varições na ventilação direta. A técnica básica de instalação da ventilação direta exige que a ventilação da lareira seja feita através de uma parede externa adjacente. Você deve usar um tubo especial para ventilação direta. Esse tubo tem duas funções: trazer ar fresco e simultaneamente expelir fumaça, gases e vapores para fora. O tubo é na verdade um cano de exaustão com 10 a 12,5 cm de diâmetro dentro de um cano de combustão com 16,8 a 20,3 cm de diâmetro.

O design do tubo aumenta a eficiência da lareira, pois o ar puxado para a combustão é aquecido pelo calor intenso do cano de exaustão.

Método da chaminé

Algumas lareiras devem ser ventiladas através de uma chaminé. Os códigos prediais locais e especificações de produtos sempre pedem que as chaminés tenham uma altura mínima. Existem kits disponíveis para permitir a colocação de chaminés de paredes duplas ou "isolados" através de aberturas nas paredes, e o empilhamento da tubulação pela elevação exterior até a altura especificada.

Dicas

Para que uma lareira possa operar com eficiência, ela deve expelir fumaça, vapores, gases tóxicos e outros subprodutos da combustão para fora. Ela deve também sugar uma quantidade adequada de ar para o sistema afim de ter o oxigênio necessário para o processo de combustão.

Apesar de se gastar mais tempo construindo uma chaminé, cada um dos métodos mostrados é relativamente simples. Uma pessoa com habilidades medianas para trabalhos do tipo "faça-você-mesmo" pode realizar esse serviço. Planeje cada aspecto do serviço com cuidado e execute este planejamento para montar um exaustor de lareira estruturalmente seguro. Faça um rascunho do layout da tubulação; identifique quaisquer aberturas pelas quais você irá passar o tubo.

Instale a tubulação da chaminé usando o mínimo possível de dobras, para reduzir a resistência à passagem de ar.A maioria dos códigos prediais e instruções de produtos possuem limites do comprimento da tubulação e de instalação de cotovelos nos canos.

Lembre-se de que o método de ventilação depende do tipo de lareira que você está instalando e de quanto trabalho você quer ter. Converse com o inspetor do prédio e com o vendedor do produto sobre diferentes abordagens. Se você quer eliminar a aparência do tubo de ventilação, você pode considerar a instalação de uma lareira de ventilação direta, que pode ser ventilada pela parte traseira da unidade através de uma abertura na parede. Esse é o chamado método "snorkel" de instalação.

Se você instalar uma chaminé para ventilar sua lareira, saiba que a maioria dos códigos prediais possuem um requisito de altura mínima. A ventilação deve estar a pelo menos a 90cm acima de onde o tubo atravessa a linha do telhado. A saída de ar ou chaminé da lareira também deve ser pelo menos 60cm mais alta que qualquer objeto na superfície do telhado e a uma distância máxima de 3m da chaminé.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article