×
Loading ...

Pode-se limpar um futon a vapor?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os futons (colchões ou cobertas japoneses) são muito populares para uso doméstico em quartos de hóspedes, de crianças, e às vezes, na sala de estar. Os colchões são feitos de algodão com espuma na parte interna, são fortes e de longa duração. Eventualmente, as pessoas espirram líquido ou alimentos neles, e utilizar um vaporizador funcionará bem em sua limpeza, e até mesmo de uma estrutura metálica ou de madeira.

Os futons (colchões ou cobertas japoneses) são muito populares para uso doméstico (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Como funciona o vaporizador

Há vaporizadores de vários tamanhos. Todos funcionam pelo aquecimento de água para criar o vapor, que é então usado para limpar e desinfetar. Como podem ajudar a eliminar vírus, mofos e ácaros da poeira, são muito úteis em casas de pessoas alérgicas. Além disto, não usam qualquer tipo de produtos químicos, apenas água aquecida para produzir o vapor. Existem vaporizadores manuais para uso doméstico que podem funcionar para um colchão futon. A maioria fornece vapor por uma hora, portanto poderá ser necessário reenchê-lo em ambos os lados.

Loading...

Limpando o colchão

Para limpar um colchão futon, é necessário estendê-lo, plano, sobre alguns lençóis ou um folha plástica. É uma boa ideia usar luvas de borracha. Será necessário limpar ambos os lados do futon com uma solução leve de água e alvejante em seu vaporizador. Você pode umedecer todo o colchão borrifando água ou passando nele uma esponja com a solução e em seguida usar o vaporizador por todo um lado.

Poderá ser mais fácil se você dividir o colchão em seções (terços ou quadrantes) e limpar uma seção por vez. Em seguida, vire-o e repita esse processo no outro lado. Quando terminar, poderá estendê-lo, plano, na estrutura e deixá-lo ali para secar completamente. Isto pode levar algum tempo, e a secagem poderá ser feita ao ar livre, ao sol.

Limpando a estrutura da cama

Pode-se também usar um vaporizador na estrutura do futon, se quiser desinfetá-la. O vapor é seguro para qualquer tipo de madeira que tenha acabamento, mas não para as sem acabamento, além de ser ótimo para metal. É uma boa ideia limpar primeiro a estrutura do futon com uma mistura de água e alvejante. Se estiver em uma garagem, é preciso certificar-se de remover quaisquer teias de aranha, assim como ovos de inseto que possam ter se assentado nele. Em seguida, passe o vaporizador em toda a estrutura, limpando as partes de conexão e dobradiças. Quando ambas as partes secarem, reúna-as e você terá o seu futon quase novo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...