Pode-se tingir lã acrílica?

Escrito por jackie johnson | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pode-se tingir lã acrílica?
São necessários diversos passos para tingir a lã acrílica (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Projetos de tingimento caseiro podem levar a ótimos resultados. As fibras naturais são normalmente as escolhidas para passar por esse processo, já que o seu fio absorve e segura melhor a tinta do que as fibras sintéticas, como o acrílico. É possível tingir a lã acrílica, mas as colorações resultantes são claras ou médias em intensidade. O processo também é mais difícil do que com tecidos naturais. Além disso, somente algumas marcas produzem a tinta especial para esse tecido.

Outras pessoas estão lendo

Produtos

As tintas usadas para os fios de acrílico e de poliéster são chamadas tintas de dispersão. Já aquelas usadas para produtos feitos de lã e náilon contêm ácido para fixar a cor, e as outras que são reativas à fibra podem colorir algodão e raiom. Em um nível molecular, as tintas de dispersão contêm pequenas partículas microscópicas na água que se grudam às fibras do tecido de poliéster e acrílico. Esse tipo de produto precisa ser agitado e aquecido para que penetre na reação química dos produtos formados na família do poliéster.

Preparação

Para mudar a cor da lã acrílica, lave com cuidado o material em água a uma temperatura acima de 60 ºC - pode ser na máquina de lavar ou em uma panela no fogão que não desencadeie uma reação química - com carbonato de sódio e um sabão em pó que remova toda a sujeira, polímeros e óleo do tecido. O polímero é um amido usado para produzir o tecido. Por último, enxague o material cuidadosamente, retirando todos os resíduos da lã.

Processo de tingimento

Depois de misturar a tinta em água fervendo, coe e deixe esfriar antes de colocar em um recipiente não reativo para água quente. Misture isso a vinagre ou ácido cítrico; primeiro deve ir a mistura e depois o tecido no recipiente. Aqueça a mistura cuidadosamente, deixando ferver por 30 a 40 minutos, sempre mexendo. Outra hora mexendo sem parar faz com que o corante não fique nas dobras ou pregas, o que acarreta em uma distribuição igualitária da cor. Retire o recipiente do calor e deixe esfriar até 65 ºC. Enxague o tecido em água fria. Depois que as cores pararem de escorrer, retire o tecido e o excesso de água e o seque na secadora.

Avisos

O tingimento com dispersão envolve ficar a frente de um recipiente fervendo por muito tempo, o que pode resultar em queimaduras. Qualquer tinta em pó é prejudicial ao trato respiratório, e os especialistas recomendam usar uma máscara enquanto estiver misturando a tinta na água. Algumas pessoas desenvolvem alergia na pele quando usam lãs tingidas com produtos usados na dispersão. Nenhum padrão de segurança foi estabelecido para o uso dos recipientes depois do tingimento, mas ele não deve ser usado para a preparação de alimentos depois de ser usado na coloração de produtos de acrílico ou poliéster.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível