×
Loading ...

Pode-se tomar limonada ao ter diarreia?

Atualizado em 17 abril, 2017

A diarreia é causada por uma série de fatores, incluindo má digestão, alergias alimentares, dietas ricas em açúcar, intolerância à lactose, influenza, gastrite e parasitas e infecções intestinais, entre outros. Se sua diarreia for causada por micro-organismos patogênicos, beber limonada pode ser benéfico por causa das suas propriedades antimicrobianas. Entretanto, se ela for causada pelo consumo excessivo da frutose ou for uma reação à dieta da limonada, então deve-se ponderar sobre se os benefícios à saúde realmente são mais importantes que os perigos da potencial desidratação e desequilíbrio de eletrólitos causados pela diarreia. Consulte seu médico sobre os efeitos do excesso de diarreia.

A limonada pode causar ou ajudar a aliviar a diarreia (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Os efeitos da diarreia na saúde

A diarreia pode ser uma estratégia intencional do seu corpo para livrar-se de micro-organismos patogênicos e toxinas ou um sinal de desequilíbrio e doenças, de acordo com o livro “Harrison's Principles of Internal Medicine” (Os princípios da medicina interna de Harrison). Em moderação, um surto de diarreia pode ser benéfico como forma de limpeza e desintoxicação. Entretanto, em excesso, a diarreia pode levar a desidratação e ao desequilíbrio dos eletrólitos, o que pode levar rapidamente a uma emergência médica, se não for apropriadamente remediada. O abuso de laxantes para induzir a diarreia e perder peso é uma prática perigosa e deve ser evitada.

Loading...

As propriedades do suco de limão

O suco de limão natural é rico em ácido cítrico e vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico. Ambos os ácidos têm propriedades antimicrobianas -- a vitamina C é capaz de estimular e melhorar a resposta do seu sistema imunológico, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Dessa forma, beber moderadamente suco de limão sem açúcar pode ser benéfico contra a diarreia se a causa for bacteriana, viral, por meio de fungos ou por causa de infecções parasitárias. A limonada natural também é uma fonte de água, alguns eletrólitos e calorias.

Limonada doce

A limonada doce pode ser mais gostosa que as naturais, mas o excesso de açúcar e adoçantes artificiais podem ser a causa da diarreia. Açúcares simples, como a frutose e a glicose, são processadas rapidamente e absorvidas pelo seu corpo. Entretanto, em excesso, os açúcares podem passar muito tempo em seus intestinos e fornecer substratos para a fermentação de bactérias, o que produz gases, flatulências e fezes soltas, de acordo com o livro “Advanced Nutrition and Human Metabolism” (Nutrição e metabolismo humano avançado). Além disso, mutos adoçantes artificiais causam um efeito osmótico ao atrair água aos seus intestinos, resultando em diarreia aquosa.

A dieta da limonada

A dieta da limonada é uma limpeza a curto prazo para retirar patógenos, toxinas e impurezas do seu corpo. Ele normalmente dura dez dias e consiste de suco de limão fresco, água purificada, caldo de bordo, pimenta caiena e chá de ervas. Nenhum alimento ou bebida é permitido durante essa limpeza. Um efeito colateral grave é uma dor abdominal e a diarreia, que é tida como desejada porque oferece provas do efeito "descarga". Entretanto, sempre se deve ter a supervisão de um profissional de saúde antes de embarcar em mudanças alimentares tão dramáticas. Com o excesso de diarreia e dores abdominais, seu médico pode recomendar a suspensão da ingestão de limonada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...