Pode-se utilizar cortinas em janelas com persianas?

Escrito por cynthia t. toney Google | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pode-se utilizar cortinas em janelas com persianas?
Cortinas podem ser incrementos belos e funcionais (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Há várias maneiras de se utilizar cortinas e outros incrementos de janela em sua persiana, não importando o seu tamanho. Com um pouco de planejamento, decorações belas e acessíveis podem ser aplicadas sem atrapalhar a abertura da janela.

Outras pessoas estão lendo

Cortinas curtas ou tons de tecido

Se as portas de persianas cobrem apenas a metade ou o terço de baixo da janela, pequenas cortinas e tecidos podem ser utilizados para cobrir a parte de cima. Eles podem ser presos a trilhos posicionados logo acima da janela ou ainda mais alto. Babados ou aparações nas bainhas das cortinas podem tocar a parte de cima das persianas sem interferir em sua abertura. Toldos deverão ser montados na parte de fora e deverão tocar a parte de cima de maneira semelhante, e não deverão ser tão grandes quanto as janelas. É possível comprar cortinas e toldos prontos, de vários estilos e materiais em lojas de departamento, e podem também ser feitos sob medida. Peça ajuda para escolher o trilho mais adequado ao tipo de cortina que irá pendurar: há modelos com bolsos, argolas e alças que requerem tipos diferentes de trilhos.

Sanefa

É possível cobrir a janela com uma sanefa, independente se as persianas provem cobertura total ou parcial. Se a cobertura for total, a parte de baixo da sanefa deverá tocar a parte de cima das persianas, sem interferir no funcionamento. Ela poderá ser pendurada em um trilho perto do teto para fazer a janela parecer maior, e o mesmo se aplica a persianas curtas que conferem privacidade tirar a privacidade da janela acima. Há sanefas pré-fabricadas de vários estilos e, assim como as cortinas, precisarão de trilhos adequados.

Guirlandas e cascatas

Guirlandas e cascatas poderão fazer uma mudança dramática no ambiente junto as persianas. As primeiras se armam em suaves dobras semicirculares de tecido que podem ser penduradas a um trilho ou presas permanentemente a uma tábua a ser colocada acima da janela, de maneira semelhante à da sanefa. Seu centro, no entanto, pode ir um pouco abaixo das persianas. A cascada é um tecido plissado que recai em ziguezague, de baixo para cima, e precisa de revestimento nos dois lados porque sua parte de trás também fica à vista. Ela pode ser utilizada juntamente com uma sanefa ou uma guirlanda e, embora haja modelos prefabricados à venda, muitas casas contam com modelos feitos sob medida para combinar adequadamente com as janelas.

Paineis

Pode-se pendurar trilhos com painéis, com ou sem uma sanefa entre eles, nos lados de uma janela de persianas para fins decorativos. Nesse caso, menos tecido ou painéis menores podem ser utilizados. Para painéis funcionais, que podem ser utilizados para fechar a janela, é necessário utilizar trilhos muito mais largos que as janelas, para que seja possível uma abertura total. Painéis para todos os propósitos podem ser pré-fabricados ou feitos sob medida. Trilhos móveis podem ser empregados para cobrir ou descobrir as janelas por completo, e seus painéis deverão se mover ao longo do piso facilmente, para não enrolar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível