on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um poema-colagem

Atualizado em 17 abril, 2017

Um poema-colagem é um equivalente poético de uma colagem para as artes visuais. Um poema-colagem pega textos de recursos não poéticos e os usa para criar um poema. Poemas desse tipo podem aderir a um formato poético tradicional como um poema em linha reta ou podem ser escritos em versos livres, sem nenhum esquema de rimas, ou métrica específicas ou restrições silábicas. Escrever um poema-colagem pode inspirar poetas que possuem um caso menos grave de bloqueio.

Instruções

Um poema-colagem é um equivalente poético de uma colagem para as artes visuais (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Encontre material que servirá como obra-prima. Esse material, no caso do poema-colagem, é qualquer texto não intencionalmente poético. Revistas, jornais, capas de blog, listas de ingredientes de receitas, rótulos de garrafa de vinho, manual de empregados e propagandas podem todos ser usados e dissecados para criar blocos do seu poema-colagem.

    Loading...
  2. Extraia sentenças e frases que você gostar ou que representam algo para você e organize o texto em uma página de caderno em branco ou em um novo documento de um processador de textos. Você pode incluir qualquer citação que quiser mas isso não é necessário para fazer um poema-colagem.

  3. Organize as sentenças e frases pelo tema ou por características que possuem em comum. Algumas das sentenças podem mencionar cor, algumas frases podem ser a respeito de sensações físicas, a partir disso, agrupe-as de acordo com traços de identidade comum e depois copie e cole os itens.

  4. Escreva o seu poema. Pegue um grupo de sentenças e frases das quais você gosta. Use-as para construir uma narrativa. Não se preocupe em pensar na narrativa previamente, apenas deixe os seus pensamentos no papel e edite-a mais tarde para deixá-la mais poético. Inclua as suas próprias palavras e sentenças onde for necessário ligar ideias ou imagens separadas.

  5. Tente contar algumas estórias diferentes usando os mesmos itens. Isso exercitará o seu músculo poético e fará com que o seu cérebro trabalhe duro para ter inspiração ao invés de esperar que uma musa poética apareça.

  6. Revise, corrija e reexamine. Trate o seu poema como um trabalho em progresso. Reveja-o depois de um dia ou dois para ver se consegue clarificar certas ideias ou imagens inserindo novo material ou usando as suas próprias palavras. Brinque com a estrutura, repetição e encadeamento do seu poema-colagem irão fazer dele o mais poético possível. Pergunte a outras pessoas (aos seus colegas, a um professor ou para um escrito que você admira) para ler o seu poema-colagem e dar a sua opinião.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...