Como fazer uma polaina de tricô

Escrito por nicole schmoll | Traduzido por fernanda campello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma polaina de tricô
Aprenda a tricotar suas próprias polainas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As polainas podem ter experimentado o seu apogeu na década de 1980, mas seu apelo nunca sai de moda. Estas peças são fáceis de tricotar em casa. Ao fazê-las você mesma, é possível escolher qualquer cor ou tipo de lã que quiser e criar vários pares por menos do que custaria comprá-los em uma loja. Polainas de tricô são um excelente artesanato para dias chuvosos; termine-as antes do inverno e você terá um belo par de polainas confortáveis, macias, quentes e elegantes para manter seus pés quentes quando está frio lá fora.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

O que você precisa?

  • 2 novelos de lã em diferentes cores
  • 2 agulhas de tricô tamanho 9
  • Agulha para arremate
  • Linha em uma cor que combine com a lã

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque um dos novelos à sua esquerda. Segure a ponta solta da lã com sua mão direita. Faça uma laçada solta mais ou menos a 15 cm da ponta do fio. Puxe a lã devagar para que ela saia à direita da laçada e fique solta.

  2. 2

    Segure uma agulha número 9 em sua mão direita. Passe-a por dentro da laçada de modo que o fio solto fique por cima dela. Puxe o fio para prender a lã com firmeza ao redor da agulha. Conte esta laçada como seu primeiro ponto e coloque os demais pontos na agulha, os quais formarão a primeira carreira das suas polainas.

  3. 3

    Troque a agulha com os pontos para a mão esquerda e segure-a entre o polegar e o indicador. Insira a ponta da outra agulha número 9 pela laçada e por baixo da agulha que está na mão esquerda, para que ambas fiquem cruzadas dentro do ponto. Segure as duas agulhas entre os dedos polegar e indicador da mão esquerda.

  4. 4

    Com a mão direita, pegue a lã que está mais perto do corpo do novelo e passe-a ao redor da ponta da agulha direita. Você deverá dar a volta com o fio passando primeiro por baixo da agulha. Puxe com firmeza a lã por baixo dos seus dedos polegar e indicador direitos para que ela fique confortavelmente ao redor da ponta da agulha da direita.

  5. 5

    Puxe a agulha da direita em sua direção, afastando-a da agulha esquerda e novamente inserindo-a no ponto seguinte. A sua agulha direita deverá estar em cima da esquerda e você terá um ponto na agulha direita e outro na esquerda.

  6. 6

    Transfira a segunda laçada (ponto) da agulha direita para a esquerda inserindo a ponta da agulha esquerda na laçada da agulha direita. Puxe a agulha e veja que você terá dois pontos na agulha esquerda. Repita o processo até que haja 44 pontos na agulha esquerda.

  7. 7

    Segure com a mão esquerda a agulha com os 44 pontos. Puxe os pontos em direção à ponta da agulha, deixando cerca de 3 cm expostos na ponta. Pegue a lã próxima ao novelo, ela deverá estar saindo do primeiro ponto da agulha direita. Deixe o fio solto por sobre seu dedo indicador direito e passe a ponta da agulha da direita na primeira laçada da agulha esquerda, contando a partir da ponta. Deslize a agulha da direita para dentro dessa laçada, em direção a você.

  8. 8

    Passe a lã em torno da agulha direita, em seguida inserindo-a por dentro da laçada da agulha esquerda para criar um novo ponto. Passe gentilmente o ponto novo de uma agulha para a outra. Continue fazendo a carreira desta mesma forma em ponto tricô até o total de 44 pontos.

  9. 9

    Troque as agulhas de mão novamente, deixando a agulha sem pontos em sua mão direita. Faça 44 pontos meia (que são exatamente iguais aos pontos tricô porém a agulha da direita fica em cima da agulha da esquerda, em vez de embaixo dela, quando os pontos estão sendo feitos). Juntos, a combinação de um ponto tricô mais um ponto meia formam um ponto barra, e essa será a base das suas polainas. Considere estes 44 pontos barra como uma carreira.

  10. 10

    Repita o processo fazendo mais 44 pontos barra com a lã de cor diferente, resultando em duas carreiras da primeira cor seguidos de duas carreiras da nova lã. Cada carreira deverá ter cerca de 10 cm de comprimento. Decida qual será o comprimento de suas polainas e faça o número de carreiras para tal.

  11. 11

    Amarre a ponta da lã para terminar suas polainas e impedir que elas desmanchem. Faça dois pontos na sua agulha direita. Insira a agulha esquerda no primeiro ponto. Coloque esse ponto por cima do último tricotado e recoloque-o na agulha direita. Continue o arremate até chegar ao último ponto da polaina.

  12. 12

    Corte a lã do novelo, deixando uma sobra de cerca de 20 cm. Passe essa lã por dentro do último ponto da polaina e amarre para finalizar. Essa é a primeira metade de uma polaina. Repita o processo para criar a segunda metade, e mais duas metades para a outra perna.

  13. 13

    Costure as peças usando a agulha e a linha. Para finalizar amarre com um nó duplo, de modo que a costura não se desmanche

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível