Mais
×

Como polinizar manualmente uma aboboreira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se suas aboboreiras parecem realmente saudáveis, mas o fruto tende a murchar e morrer, o problema é a polinização. As plantas da família da abóbora, incluindo a abobrinha, são dioicas, o que significa que a planta produz tanto flores masculinas quanto femininas. Para que o fruto se desenvolva, as flores femininas devem ser polinizadas com o pólen de uma flor masculina. As abelhas, os marimbondos e outros insetos polinizadores geralmente fazem o trabalho de transportar o pólen da flor masculina para a feminina, mas se suas plantas não estiverem produzindo muitos frutos, você pode realizar a polinização manualmente. Leia o artigo para descobrir como fazer isso.

Instruções

  1. Para realizar a polinização manualmente, você deve ser capaz de diferenciar as flores masculinas das femininas. As femininas apresentam um fruto minúsculo logo atrás delas (se seus esforços de polinização forem bem sucedidos, a pequena abóbora irá se desenvolver em vez de murchar). Se você olhar dentro da flor feminina, também verá um estigma, que é um órgão reprodutor pegajoso e arredondado. As flores masculinas possuem hastes retas e anteras (órgão reprodutor masculino), que se parecem com pequenos cotonetes embebidos no pólen amarelo e brilhante.

  2. As flores das aboboreiras abrem de manhã e permanecem abertas por um dia. A polinização manual funciona melhor se você a fizer o mais cedo possível depois que as flores se abrirem. Corte uma flor masculina e remova suas pétalas, deixando expostas as anteras cobertas de pólen. Esfregue as anteras cuidadosamente no estigma de uma flor feminina para espalhar bastante pólen sobre ele.

  3. Descarte a flor masculina depois de polinizar três flores femininas. Se o fruto minúsculo por trás da flor feminina começar a crescer e ela cair, isso significa que a polinização manual funcionou.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article