×
Loading ...

O que usar para polir a base de uma luminária de bronze

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Colecionadores de peças de bronze antigas normalmente não se importam com a oxidação do metal antigo, mas a maioria das pessoas preferem a aparência do bronze polido. Ele exibe um brilho quente profundo que poderá desbotar pela exposição prolongada à ventilação e umidade. A base de sua luminária de bronze poderá ser restaurada ao brilho original deixando-a limpa e delicadamente polida com alguns produtos disponíveis no mercado.

Use um toque delicado ao limpar o bronze (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Limpeza com água e sabão

Comece buscando sabão suave comum e água para limpar poeira e sujeira leves. Se a luminária não estiver profundamente oxidada, as chances de um polimento suave, com uma solução de sabão suave e água, são bastante boas. Use uma escova macia, como uma escova de dente velha, para limpar as fendas se a base tiver um padrão intrincado. Seque a espuma de sabão com um pano umedecido em água limpa, tomando cuidado para não deixar nenhum sabão ou água escorrer para os fios.

Loading...

Limpadores domésticos comuns

Em lugar de água e sabão, diversos itens normalmente encontrados em despensas domésticas podem fazer sua luminária parecer nova. Misture partes iguais de farinha e sal. Adicione vinagre branco o suficiente para formar uma pasta. Molhe um pano macio no preparado e aplique com movimentos circulares à base da lâmpada. Deixe-o na superfície por, aproximadamente, 30 minutos e, em seguida, remova-o com um pano umedecido em água morna e limpa.

Polidores comerciais

Diversas marcas comerciais de limpadores e polidores de bronze estão disponíveis, a maioria também formulada para limpar e polir latão e cobre. Use esses preparados comerciais com moderação e siga as instruções da embalagem. O uso repetido de produtos químicos em sua luminária de bronze poderá deixar o metal áspero. Normalmente, os limpadores domésticos naturais são mais suaves para esse fim.

Polimento

Assim que sua luminária recuperar o brilho, cubra-a com uma fina camada de cera incolor para protegê-la de ventilação e sujeira. Não use ceras automotivas porque elas secam em uma cor esbranquiçada e podem conter ingredientes perigosos. Caso não possua nenhuma cera, poderá usar azeite comum. Assegure-se de que a luminária esteja completamente seca e, em seguida, derrame uma pequena quantidade de cera ou azeite em um pano macio para passar suavemente sobre o metal. Lembre-se de que o bronze polido possui um brilho difuso e forte, ao invés de cintilante.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...